Notícias | 12 de janeiro de 2015 14:32

Fórum de Paty do Alferes recebe o nome da desembargadora Maria Raimunda Teixeira de Azevedo

A presidente do TJ-RJ, desembargadora Leila Mariano, presidiu na última quinta-feira, dia 8, a cerimônia de nomeação do Fórum de Paty do Alferes, na Região Centro-Sul Fluminense, localizado a cerca de 120 km da capital.  “É com grande alegria que o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro entrega a Paty do Alferes este fórum. Desejo que os magistrados e servidores que aqui atuarão consigam dar conta de todos os anseios e esperanças que a população desta cidade colocará em seus ombros”, afirmou a presidente do TJ. 

A desembargadora emocionou-se ao anunciar o nome do fórum, que recebeu o nome da desembargadora Maria Raimunda Teixeira de Azevedo. Para ela, esta é uma justa homenagem, pois a magistrada, falecida em 2010, além de pessoa encantadora, de dedicação ímpar, tinha a simplicidade e perseverança como marcas de sua personalidade. “Aprendi muito com sua visão de mundo e eu não poderia passar pela Presidência do Tribunal sem fazer esta deferência a ela”. 

CONTEUDO_IMAGEM

Desembargadora Leila Mariano e o juiz titular da comarca de Paty do Alferes, Fábio Lopes Cerqueira

Participaram da solenidade o juiz diretor do Fórum de Paty do Alferes, Fábio Lopes Cerqueira, o juiz dirigente do 7º NUR em exercício, Laurício Miranda Cavalcante, o prefeito Rachid Elmor, e o presidente da 41ª Seção da OAB Miguel Pereira/ Paty do Alferes, Pedro Paulo Saad Coelho.

O Fórum de Paty do Alferes, situado na Praça George Jacob Abtue, s/nº, Centro, possui 03 pavimentos e 1.396,74 m² de área construída. Pertence à 13ª Região Judiciária e, atualmente, o seu acervo processual físico é de 18.712 ações. Somente em 2014, foram ajuizados 3.419 novos feitos. 

Invejável cultura e compromisso ético

A desembargadora Maria Raimunda Teixeira de Azevedo, nascida na Ilha de Marajó, Estado do Pará, destacava-se de seus pares pelo seu preparo intelectual, invejável cultura e absoluto compromisso ético. Atuou como advogada e defensora pública antes de ingressar na carreira da magistratura em 1983 como juíza substituta da comarca de Conceição de Macabu. Passou ainda por Miguel Pereira e São João de Meriti, além de diversas serventias da Capital. Foi promovida, pelo critério de merecimento, ao cargo de desembargadora em 1999, vindo a atuar na 7ª Câmara Criminal. Faleceu em 10 de junho de 2010.

Fonte: TJ-RJ | Foto: Luis Henrique Vicent