AMAERJ | 29 de setembro de 2026 17:52

AMAERJ e magistrados participam de homenagem à desembargadora Maria Aglaé Tedesco Vilardo

Desembargadora Katya Monnerat representou a AMAERJ na homenagem

Mais de 30 magistrados, membros do Ministério Público e servidores relembraram a trajetória e o legado da desembargadora Maria Aglaé Tedesco Vilardo (1966-2026), nesta terça-feira (29), em homenagem póstuma prestada pela 10ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A desembargadora Katya Monnerat, presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal da AMAERJ, representou a Associação na cerimônia e frisou que Maria Aglaé é insubstituível.

“O legado da Aglaé transpassa as paredes do Tribunal, por meio de suas obras e vídeos. Essa homenagem mostra o reconhecimento que temos da magistrada de escol e da grande estudiosa que a Aglaé era. Ela foi inovadora. Aglaé é luz. Ela tem que ser lembrada e homenageada porque é insubstituível. Dizem que ninguém é insubstituível, mas ela é”, disse a desembargadora Katya Monnerat.

Desembargadores Katya Monnerat e Horácio dos Santos Ribeiro Neto

Magistrada do TJ-RJ por 33 anos e desembargadora desde dezembro de 2024, Maria Aglaé era integrante da 10ª Câmara de Direito Público. O presidente do colegiado, desembargador Horácio dos Santos Ribeiro Neto, falou sobre a amizade com Maria Aglaé, que faleceu no último dia 18.

“Eu perdi uma amiga de 40 anos. Fomos contemporâneos na faculdade de Direito. A vida permitiu que continuássemos convivendo na Magistratura e, mais intensamente, no 2º grau. A minha amiga vai fazer muita falta. Uma amiga de muitos ensinamentos. Nós fizemos encaminhar à Presidência um pedido para que essa sala que estamos, e onde a Aglaé julgou, seja denominada Sala Desembargadora Maria Aglaé Tedesco Vilardo”, afirmou o presidente da 10ª Câmara de Direito Público.

Além dos membros da 10ª Câmara, estiveram presentes os desembargadores Claudio Brandão, corregedor-geral da Justiça, Maria Angélica Guedes, 2ª vice-presidente do Tribunal, Heleno Pereira Nunes, 3º vice-presidente do TJ, Cláudio dell’Orto, diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ), e Elton Leme, presidente do Centro de Estudos e Debates (CEDES).

Durante a homenagem, a cadeira da desembargadora Maria Aglaé foi preservada com seu nome. Integrantes da 10ª Câmara, as desembargadoras Isabela Pessanha Chagas e Claudia Nascimento Vieira entregaram flores a familiares da magistrada, a irmã Maria Teresa Tedesco Vilardo e o filho Giovanni Vilardo.

Ao final, Maria Teresa Tedesco Vilardo agradeceu pela homenagem. “Agradeço essa louvação que foi feita à minha irmã. Nós aprendemos muito com ela. Em nome da família, agradeço pela alegria que vocês trazem aos nossos corações sobre o trabalho e quem foi Aglaé. Justa, ela conseguiu transportar isso para a sociedade, o Direito, a Justiça e o Tribunal. O trabalho era muito importante para ela. Que o legado dela aplaque a dor que todos nós estamos sentindo.”

Homenagem no Prêmio AMAERJ

Na quinta-feira (1º de outubro), às 18h, o 15º Prêmio AMAERJ de Direitos Humanos – Patrícia Acioli prestará homenagem póstuma à desembargadora Maria Aglaé em reconhecimento à sua atuação em defesa dos direitos fundamentais. A solenidade acontecerá no Auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim (Avenida Erasmo Braga, nº 115, 4º andar, Centro do Rio).

Leia também: Desembargador Roberto Felinto será Hors Concours do Prêmio AMAERJ; cerimônia homenageará desembargadora Maria Aglaé Tedesco pela atuação em prol dos direitos humanos