A 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital lançará, amanhã (30), o projeto institucional “Apadrinhar – Amar e Agir para Materializar Sonhos”. O projeto visa recuperar a autoestima de crianças e adolescentes através do sistema de apadrinhamento, com apoio financeiro e emocional. A iniciativa sem fins lucrativos é idealizada pelo juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, e conta com apoio do TJ-RJ. O lançamento será realizado, às 14h, no auditório Nelson Ribeiro Alves, na Emerj.
Projeto do juiz Sérgio de Souza contempla crianças e adolescentes da região de Santa Cruz a Marechal Hermes
A ideia de criar o projeto surgiu, em 2013, logo após o juiz Sérgio de Souza assumir a titularidade da então 2ª Vara Regional da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, hoje 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso. Na ocasião, o magistrado explica que constatou a grande precariedade na estrutura das instituições de acolhimento da área de atuação da Vara, que abrange as regiões de Santa Cruz a Marechal Hermes. “O programa, visa , a recuperação da auto estima dessas crianças e adolescentes”, ressalta Sérgio. O programa estabelece três tipos de padrinhos: padrinho afetivo, aquele que visita regularmente a criança ou adolescente; padrinho provedor, que dá suporte financeiro ao adotado; e padrinho colaborador, que presta serviços de acordo com sua especialidade profissional”, explica o magistrado.
Experiências análogas realizadas em outros estados do País demonstraram a importância da referência de uma pessoa fora do ambiente institucional. Quem se interessar em participar do projeto deve preencher formulário preliminar (disponível ao final da notícia) e enviar, como anexo, para o e-mail scr02vriji.apadrinhamento@tjrj.jus.br, ou ligar para o telefone 3470-9800, informando sobre o interesse em apadrinhar uma ou mais crianças. Mais informações no site http://www.2vriji.blogspot.com.br/p/projeto-de-apadrinhamento.html.
Veja aqui o formulário de inscrição
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj