Notícias | 11 de setembro de 2014 16:24

Juristur recebe cerca de 400 alunos de escolas do município em 2014

Entre março e setembro deste ano, o “Programa Conhecendo o Judiciário – Juristur” recebeu 396 alunos de escolas do município do Rio de Janeiro. A última visita do ano foi realizada na tarde desta quarta-feira (10), quando o juiz Joel Pereira, coordenador do projeto, apresentou o Judiciário fluminense a dois grupos de estudantes.

Cópia de IMG_8445

Realizaram o tour 27 alunos da Escola Celestino da Silva, localizada no Centro, e 17 estudantes da Associação Beneficente AMAR, organização sem fins lucrativos, que visa à inclusão social de crianças, adolescentes e jovens mais pobres e em situação de risco situada no bairro do Andaraí.

O grupo foi recebido pelo desembargador Siro Darlan que explicou a divisão e o funcionamento do Judiciário e ressaltou a importância da educação sem violência, com base no diálogo. “O único órgão que acompanha vocês antes de nascer até a morte, é a Justiça”, afirmou o magistrado.

Cópia de IMG_8299

“É uma honra receber vocês aqui. Nesse projeto vocês podem perceber a rotina do Judiciário, visitar o Tribunal do Júri. Essa visita é muito importante para nós”, afirmou o juiz Rossidélio Lopes, presidente da Amaerj, que conversou com os estudantes sobre a importância dos direitos das crianças e adolescentes. “Depende da capacidade de vocês de tirar o melhor de si. Não existe nada impossível”, completou.

Cópia de IMG_8316

Os alunos foram guiados pela pedagoga Teresinha Sousa e pelo turismólogo Leandro Pontes por locais como o Museu da Justiça, a Biblioteca, o Tribunal do Júri e o Salão dos Espelhos. Em seguida, o grupo participou de um júri simulado, com direito a juiz, promotor, advogado de defesa, réu, jurados e testemunha, acompanhados do juiz Joel Pereira e da secretária do projeto, Priscilla Mantuano. “A oportunidade de ser juiz é para todos. Deem prioridade aos estudos”, ressaltou o magistrado.

O encontro também foi acompanhado por Solange Lousada, assessora da Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME) e responsável por organizar o calendário anual de visitas do Juristur.

 Cópia de IMG_8403

Ao longo do ano, a Amaerj recebeu a visita de 11 escolas municipais, com o intuito de aproximar a população do Judiciário. Participaram do Juristur:

Escola Municipal Dunshee de Abranches – Ilha do Governador
Escola Municipal Aldebarã – Santa Cruz
Escola Municipal Bem. Araújo Castro – Campo Grande
Escola Municipal Henrique de Magalhães – Bangu
Escola Municipal Pio X – Taque
Escola Municipal Coelho Neto – Ricardo de Albuquerque
Escola Municipal Malba Tahan – Irajá
Escola Municipal Ruy Barbosa – Bonsucesso
Escola Municipal Roberto Magno de Carvalho – Pilares
Escola Municipal Epitácio Pessoa – Andaraí
Escola Municipal Celestino da Silva – Centro

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj