Notícias | 15 de agosto de 2014 10:03

Festival integra música, dança e artes plásticas

A cidade recebe, a partir deste final de semana, a 20ª edição do Rio International Cello Encounter. Criado em 1994 como um encontro de violoncelistas, o festival, que acontece até o dia 24 de agosto, cresceu e a programação desta edição reúne instrumentistas de diversas nacionalidades e até bailarinos em mais de 70 espetáculos espalhados pela cidade. O evento, originalmente dedicado apenas à música clássica, chega se tornou uma plataforma multicultural, reunindo também dança e artes plásticas, além de abrir portas para outros ritmos como rock, jazz e chorinho.

cello-encounter

Idealizador da festa, o violoncelista inglês, radicado no Rio, David Chew, abre os trabalhos no Espaço Tom Jobim, ao lado do grupo Rio Cello Ensemble, reforçado por Zélia Duncan (voz), Gilson Peranzetta (piano), Mauro Senise (saxofone), José Staneck (harmônica) e Pablo Lapidusas (piano). Entre os nomes confirmados, estão ainda a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Banda Filarmônica do Rio, Wagner Tiso, Coral da Vila Olímpica da Maré, o carioquíssimo Choro na Feira, entre outros.

As apresentações acontecerão em locais emblemáticos do Rio: Igreja da Candelária, Parque Lage, Espaço Tom Jobim, Caixa Cultural etc. Os programas contemplam clássicos, como Bach, Mozart, Beethoven, Ravel, Schoenberg e Vivaldi. Pixinguinha, Tom Jobim e Ary Barroso estão entre os compositores brasileiros. E como o objetivo é quebrar paradigmas, a música erudita encontra também o rock do The Who, o choro brasileiro e o já popularizado jazz.

Confira abaixo a programação completa:

horarios

 

Fonte: Veja Rio