O Conselho Executivo da AMB realizou na manhã de ontem (13), sua sexta reunião desde o início da nova gestão. Durante o encontro, os membros do conselho escolheram as cidades que vão sediar o XXII Congresso Brasileiro de Magistrados, em outubro de 2015, e o VI Encontro Nacional dos Juízes Estaduais (Enaje), em novembro de 2016. Para o primeiro evento, a Associação dos Magistrados de Goiás (ASMEGO) foi eleita anfitriã. O local definido é o hotel Rio Quente Resorts. As associações do Rio Grande do Sul (Ajuris) e de Pernambuco (Amepe) também concorriam para receber o congresso.
Para o Enaje, a proposta da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) foi escolhida. O evento será em Porto Seguro. Concorria a esse encontro a Associação Alagoana dos Magistrados (Almagis).
Pauta
O presidente da AMB, João Ricardo Costa, informou aos presentes os últimos acontecimentos em relação à PEC 63, que trata do Adicional por Tempo de Serviço (ATS), e às eleições diretas nos tribunais de Justiça. Sobre este assunto, no último dia 5 as associações nacionais de magistrados solicitaram ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que crie a comissão especial que analisará a PEC 187/2012, das diretas.
João Ricardo anunciou, também, que as associações nacionais farão uma caravana nos estados defendendo a participação dos juízes de primeira instância na escolha dos dirigentes dos tribunais.
Também foi discutido o planejamento estratégico da AMB e a viagem cultural do departamento de Pensionistas, coordenada por Eneida Barbosa. Além disso, foi aprovado o regimento interno da comissão de Direitos Humanos, liderada pelo vice-presidente Ricardo Barreto.
Fonte: AMB | Foto: ASCOM/AMB