Notícias | 08 de setembro de 2014 15:07

Deape realiza encerramento da 23ª turma do Programa Justiça Cidadã

O TJ-RJ, por meio do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape), promoveu a solenidade de encerramento da 23ª Turma do Programa Justiça Cidadã, na última quinta-feira (4). Cinquenta alunos foram contemplados com certificado de participação por cumprirem a carga-horária exigida no curso. O desembargador Siro Darlan participou do evento, que foi realizado no Auditório Nelson Ribeiro Alves, no 4º andar do Fórum Central. Idealizado e coordenado pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia, o Projeto Justiça Cidadã visa tornar o Judiciário mais próximo da população e promover uma cidadania mais crítica, responsável e consciente.

upload_00009153

O coral da Mútua dos Magistrados do Estado do Rio, regido pelo maestro Wellington Ferreira, emocionou os presentes com uma bela apresentação. A servidora do Deape, Cláudia Figueiredo, disse que a turma foi interessada, participante e engajada. O evento contou com a presença da diretora do Deape, Rosiléia di Masi.

Antes da solenidade, os alunos participaram da visita teatralizada do programa “Por Dentro do Palácio”, do Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio). Guiados pelo personagem Ruy Barbosa, eles aprenderam um pouco mais sobre a história do Poder Judiciário fluminense e admiraram a beleza arquitetônica do Antigo Palácio da Justiça. 

Projeto Justiça Cidadã

O público alvo são lideranças comunitárias e participantes de grupos da sociedade civil organizada que desenvolvam trabalhos comunitários de promoção social em periferias. No entanto, diversas outras pessoas interessadas já participaram das turmas, tornando-as ainda mais plurais.

O programa é composto por cursos de capacitação, com duração média de 15 aulas ministradas, voluntariamente, por desembargadores, juízes, servidores públicos e promotores de justiça, e abrange assuntos como Direito Constitucional, Penal, Civil e de Família; Código de Defesa do Consumidor; Estatuto da Criança e do Adolescente; funcionamento dos Juizados Especiais e outros temas relacionados à Justiça.

Fonte: TJ-RJ