Notícias | 08 de setembro de 2014 15:26

Mais de 20 novos juízes concluem Curso de Formação de Magistrados

A presidente do TJ-RJ, desembargadora Leila Mariano, fez na sexta-feira (5) a palestra de encerramento do 34º Curso de Formação de Magistrados. Na cerimônia, realizada na Emerj, foram diplomados 24 novos juízes, aprovados no 45º Concurso para Ingresso da Magistratura. A partir de hoje (8), os magistrados começam a atuar no Poder Judiciário fluminense. Também compareceram à entrega de diplomas o presidente da Emerj, desembargador Sérgio Verani, o desembargador Paulo de Oliveira Baldez, presidente da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, e o juiz André Nicollit, coordenador do curso.

upload_00024693

A exibição de um vídeo fez a retrospectiva dos quatro meses de curso, promovido pela Emerj. Escolhido para ser o orador da turma, o recém-formado juiz Diogo Barros Boechat fez um breve resumo do aprendizado transmitido nas palestras com profissionais de diversas áreas de conhecimento.

A desembargadora Leila Mariano destacou a importância do curso e da sua organização pela Emerj. O curso, disse, significa a abertura de horizonte na carreira, além de oferecer a convivência entre todos os aprovados no concurso. “Nós, os mais antigos, não tivemos essa oportunidade. Quando fui aprovada no concurso para juiz, no dia seguinte fui direto para o Fórum de Nova Iguaçu. Encontrei logo um sumário de júri de um crime bárbaro. Um colega mais antigo me ajudou a realizar a audiência”. Lembrou, ainda, que a Emerj estará presente pelos 30 anos da vida profissional do magistrado.

A presidente destacou também a necessidade do olhar humanístico junto com o conhecimento do Direito, ao falar dos desafios trazidos pela vida. “O mundo se incorpora ao Direito. Hoje, o Direito sozinho não dá respostas. Vocês são a esperança do Poder Judiciário fluminense”, afirmou. O desembargador Sérgio Verani complementou que o juiz deve fazer do processo uma leitura poética e humanizada.

Os formandos foram: Aline Gomes dos Santos, Anna Luíza Campos Lopes Soares, Antônio Luiz da Fonseca Lucchese, Ariadne Villela Lopes, Beatriz de Oliveira Monteiro Marques, Bruno Arthur Mazza Vaccari M. Manfrenatti, Bruno Vinícius da Rós Bodart da Costa, Cesar Augusto de Oliveira Queiróz Rosalino, Cláudia Monteiro Albuquerque, Daniel Werneck Cotta, Daniella Correia da Silva, Diogo Barros Boechat, Fábio Sznifer, Flávia Beatriz Borges Bastos de Oliveira, Guilherme Grandmasson Ferreira Chaves, Larissa Maria Nunes Barros Neto Franklin, Lorena Paola Nunes Boccia, Marcela Moura Franca, Meissa Pires Vilela, Priscila Fernandes Miranda Botelho da Ponte, Rafael Cavalcanti Cruz, Rafael Sindoni Feliciano, Talita Bretz Cardoso de Mello e Tereza Cristina Mariano Rebasa Mari Saidler.

Fonte: Amaerj com informações do TJ-RJ