Integrantes da Comissão Julgadora e do Conselho Superior do Prêmio Innovare reuniram-se na última terça-feira (5/8) para apresentação das estatísticas dos inscritos e do formato para a divisão dos trabalhos entre os jurados. O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo Costa, participou do encontro, ocorrido em Brasília.
Comissão julgadora do Innovare começa análise das práticas inscritas
A reunião foi aberta pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Brito, que discursou sobre a importância do prêmio para a Justiça brasileira. “O Innovare busca práticas novas que levem o Judiciário a cumprir com eficiência e eficácia a sua missão. Por este motivo, fico feliz em presidir o Conselho Superior do Innovare”, comentou.
Em seguida, o diretor-presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault, apresentou os dados das inscrições da XI edição do prêmio. Ele comemorou o fato de o número de práticas concorrentes crescer a cada edição. “Este ano, tivemos, dentro da categoria Especial, a inscrição de 83 práticas de autores de diferentes áreas do conhecimento, de profissionais que não são de Direito. Isso é uma satisfação porque mostra que estamos alcançando nosso objetivo de ampliar a participação de toda a sociedade”, disse Renault.
Nesta edição, 367 práticas foram inscritas, sendo 256 nas categorias tradicionais (Advocacia, Defensoria, Juiz, Ministério Público e Tribunal) e 111 para o Prêmio Especial – que desde o ano passado contempla autores de todas as áreas do conhecimento. Este também é o segundo ano em que não é adotada a premiação em dinheiro, em cumprimento à resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O prêmio é uma realização do Instituto Innovare e de outras entidades, entre elas, a AMB.
O encontro em Brasília contou ainda com a presença dos ministros Gilmar Mendes, Luis Roberto Barroso e Sepulveda Pertence, do STF; Sidnei Beneti, Mauro Campbell Marques e César Asfor Rocha, ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Ives Gandrea Martins Filho e Lelio Bentes Correa, ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST); e o ministro Luis Inacio Adams, da Advocacia-Geral da União, além de outro membros do Conselho Superior do Innovare.
Fonte: AMB