Notícias | 27 de junho de 2014 08:00

Procuradora Adir Maria convida para exposição “Intervenção Contemporânea”, em Copacabana

A procuradora de Justiça e artista plástica Adir Maria Andrade convida a todos para a exposição “Interdição Contemporânea”, que está em exibição na H. Rocha Galeria, localizada no Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana. A mostra, que ficará em exibição até 15 de julho, tem curadoria de José Ricardo Barbosa dos Santos e também reúne obras dos artistas Carmen Thompson, Fátima Villarin, Ivan Cascão, João Batista M., Rosa Oliveira e Yuli Geszti.

comvite mail32

Com um olhar contemporâneo, os artistas exprimem através de peças com artes digitais, tintas automotivas, tecidos e madeira, uma perspectiva pessoal, sobre a forma evolutiva e instigante da arte na atualidade,  diante da realidade e das transformações de uma sociedade tecnológica em expansão.

H.Rocha Galeria
Obra da procuradora Adir Maria e de artistas contemporâneos estão expostas na  H. Rocha galeria

O curador, José Ricardo Barbosa dos Santos, explica que “nesta exposição o público poderá, em um mesmo momento, apreciar a linguagem desses vários artistas e dialogar com a poética da obra de cada um deles”.

Sobre os artistas:

ADIR MARIA

Sem Título (linho francês tingido, cru e transparente, 100 x 200 x 6 cm)

Nasceu no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Tem formação na Escola do Parque Lage e na École Nationale Supérieure de Beaux-Arts, em Paris. Foi convidada para fazer parte da equipe de aristas do Atelier de Beaux-Arts da Prefeitura de Paris.

CARMEN THOMPSON

Da série “Rodopio” (arte digital – impressão sobre papel, 60 x 60 cm)

Nascida em Minas Gerai, é bailarina e artista plástica. Nas artes plásticas desenvolve pesquisas com materiais variados na elaboração de máscaras, esculturas, pinturas, desenhos e gravuras. Atualmente utiliza a fotografia como ponto de partida para, em seguida, realizar um trabalho de criação com as imagens capturadas, usando os recursos da arte digital.

FÁTIMA VILLARIN

“Alfinete” (borracha e aço inox, 100 x 3 cm com 13 de Ø)

Nasceu na Bahia e trabalha no Rio de Janeiro. Atualmente integra a oficina de 3D da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Integrou o grupo “Ninguém Pinta como eu Pinto”;. Em 2010, inicia a série “O Peso do Buraco da Agulha”. Em 2014, participou da Exposição “Novas conexões Contemporâneas”, no Museu de Arte Contemporânea.

JOÃO BATISTA M.

“Femme Pleine” (ferro, aço e tinta automotiva, 230 x 50 x 2,5 cm)

Trabalha e vive no Rio de Janeiro. Tem formação artística em Desenho, Pintura e História da Arte na Fundação Calouste Gulbeikian e curso na Escola de Artes Visuais do Parque Laje. Realizou residências artísticas na Itália: em Carrara, sobre escultura contemporânea em mármore; em Murano, sobre a arte do vidro e a sua história.

IVAN CASCÃO

“Cubo” (madeira pintada, 20 x 20 cm)

Nasceu no Rio de Janeiro. Cursou, com João Magalhães, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e na Universidade Estácio de Sá, o curso Discurso de Legitimação da Arte com Fernando Cocchiarale.

ROSA DE OLIVEIRA

Sem Título, da série “Casa de Pássaro” (acrílica sobre tela, 130 x 130 cm)

É do Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Graduada em Antropologia pela UFRJ, com pós-graduação em Arte e Filosofia pela PUC-Rio, desenvolve em sua pintura uma intensa pesquisa de cores que resultou numa paleta própria, onde variações cromáticas e discretas apresentam novas e diferenciadas cores e suas passagens de tons, aliadas ao rigor formal que sua geometria construtiva impõe.

YULI GESZTI

“Novo Mosaico” (acrílica sobre tela, 120 x 120 cm)

Nascida na Hungria, vive no Rio de Janeiro. Na Escola de Artes Visuais do Parque Lage fez o curso de pintura de João Magalhães e aulas teóricas com Fernando Cocchiaralle, quando passou a produzir telas abstratas e geométricas. Está previsto para este ano o lançamento do livro retrospectivo sobre suas pinturas, com texto de Ferreira Gullar.