“Salvador Dalí”, a mais completa exposição do artista espanhol já organizada no Brasil, exibirá a partir de hoje (30) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio, 150 peças do maior representante do surrealismo, entre pinturas, gravuras, fotografias e objetos. A exposição ficará aberta ao público até 22 de setembro. Em outubro a exposição será levada para o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
Exposição traz obras do maior representante do surrealismo na cena artística mundial
As obras incluídas na mostra procedem das três instituições proprietárias das maiores e mais importantes coleções de obras do pintor, escultor, gravador e escritor espanhol, de acordo com o CCBB. Tratam-se da Fundação Gala-Salvador Dalí (Figueras, Espanha); o Museu Salvador Dalí (Flórida, EUA) e o Museu Rainha Sofia (Madri, Espanha). As três instituições realizarão conjuntamente a curadoria da exposição, sob o comando de Montse Aguer, curadora da Fundação Gala-Salvador Dalí.
Uma das pinturas mais importante da exposição é “Figuras tumbadas en la arena” (1926), da época em que Dalí conheceu Pablo Picasso e foi influenciado pelo cubista. As obras selecionadas incluem suas primeiras pinturas, quando o artista se inspirava em sua família e em paisagens; o período cubista; as obras que revelam seu interesse pelos pintores metafísicos e finalmente sua fase surrealista, estilo do qual foi o maior representante mundial.
A ênfase da exposição, com o maior número de obras, é precisamente a fase surrealista. A mostra será a principal organizada pelo CCBB no ano em que se lembram os 25 anos da instituição, que pretende superar o recorde de 561.142 visitantes que recebeu em 2012 uma exposição de impressionistas que incluiu obras de Monet, Cézanne, Renoir, Gauguin e Van Gogh. A organização da exposição terá um custo de R$ 9 milhões, em grande parte captados com incentivos fiscais que o governo concede às empresas que financiam atividades culturais.
Exposição sobre Salvador Dalí.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66.
Horário: De quarta a segunda, das 9h às 21h.
Informações: (21) 3808-2020.
Entrada franca
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do O Dia