Com o apoio da AMB, o Senado aprovou nesta terça-feira (27) a PEC 57A/1999, que determina a expropriação de terras em que se verifique a prática de trabalho escravo. O presidente da associação, João Ricardo dos Santos Costa, acompanhou os representantes do Movimento Humanos Direitos (MHUD), entre eles as atrizes Camila Pitanga e Maria Zilda Bethlem, nas conversas com os senadores pedindo apoio à proposta, que tramita há 15 anos no Congresso. Também estavam presentes a ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).
“O processo de libertação do escravo no Brasil ainda não se completou. Ainda temos práticas lamentáveis na estrutura social brasileira. Foi muito importante a aprovação dessa PEC; agora a magistratura e o Poder Judiciário terão um instrumento para erradicar de vez o trabalho escravo no Brasil”, afirmou João.
A atriz Camila Pitanga, diretora do movimento, diz o crime viola profundamente os mais elementares Direitos Humanos previstos na legislação internacional e brasileira. “Precisamos mostrar para o mundo que o Brasil se importa com os direitos humanos; que não só somos o país do futebol como também da cidadania. É um ato a favor da nossa dignidade, da nossa autoestima”, afirmou.
Fonte: AMB