O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Departamento de Promoção da Sustentabilidade (Deape) realizou na sexta-feira, dia 14, uma palestra destinada aos participantes dos programas Começar de Novo, Jovens Mensageiros, Justiça Pelos Jovens e Pais Trabalhando. O evento faz parte do calendário anual do Deape, que, todos os anos, antes do Carnaval, orienta os participantes de seus programas de inclusão através de palestras com o tema “Responsabilidade Sexual”.
Intitulada “Conversando sobre sexualidade”, a palestra foi realizada pela psicóloga, terapeuta de família e em sexualidade e educadora Denize Braz. “Meus focos principais nesta palestra são a importância de se cuidar e de usar o preservativo. Também falo sobre as doenças sexualmente transmissíveis, pois, com a proximidade do Carnaval, esse tema ganha relevância, já que, nessa época, tem-se a impressão de que tudo é permitido, quando na verdade não é isso que deve acontecer”, explicou a psicóloga.
Psicóloga falou sobre a importância da prevenção contra doenças | Foto: Jean Pinto
Através de imagens, e sempre buscando a participação da plateia, Denize Braz levantou questões como preconceito, estupro, sexualidade na terceira idade e os diversos tipos de relacionamentos – hétero, homo e bissexual – mostrando a importância de respeitarmos todas as opções sexuais. “O importante é entendermos que todas as pessoas, independentemente da opção sexual, raça, cor ou estilo de vida tem direitos e devem ser respeitadas. Precisamos quebrar os preconceitos e ver as pessoas de maneira mais diversa”, concluiu a psicóloga.
No final da palestra, Denize Braz informou que, a partir do dia 10 de março, o Sistema Único de Saúde vai passar a oferecer vacina contra HPV para meninas entre 11 e 13 anos.