
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) terá novos presidente e vice-presidente e corregedor. Os desembargadores Claudio Mello Tavares e Fernando Cerqueira Chagas serão empossados na terça-feira (16), às 17h, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no Fórum Central do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Após eleição entre os dois magistrados, o novo presidente do TRE-RJ sucederá ao desembargador Peterson Barroso Simão, que preside a Corte eleitoral desde março.
Presidente do TJ-RJ no biênio 2019-2020, o desembargador Claudio Mello Tavares é o atual vice-presidente e corregedor do TRE. O desembargador Fernando Cerqueira Chagas foi escolhido para integrar a Corte Eleitoral, em outubro, pelo Tribunal Pleno do TJ.
Trajetórias
Carioca, o desembargador Claudio Mello Tavares é bacharel em Direito pela Universidade Candido Mendes, formado em 1985. É desembargador desde 1998, pelo quinto constitucional da advocacia. Preside a 18ª Câmara de Direito Privado. Foi conselheiro da AMAERJ de 2004 a 2005, corregedor-geral da Justiça no biênio 2017-2018 e presidente do Tribunal de Justiça de 2019 a 2020.
Nascido em Niterói, o desembargador Fernando Cerqueira Chagas formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1987. Ingressou na Magistratura há 33 anos e foi promovido a desembargador em 2011. Dirigiu a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ) em 2017. Preside o Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político, da Escola da Magistratura (EMERJ).
Leia também: Presidente Eunice Haddad participa do lançamento do livro ‘Centenário do Palácio da Democracia’
AMAERJ acompanha instalação da 4ª Vara das Garantias do TJ-RJ, em Volta Redonda
Presidente da AMAERJ prestigia entrega do Colar do Mérito Judiciário a magistrados e autoridades