Estão abertas até o dia 13 de dezembro as inscrições para o IV Prêmio Conciliar é Legal. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, o evento tem como objetivo identificar, premiar e disseminar boas práticas que estejam contribuindo para a efetiva pacificação de conflitos, bem como para a modernização, rapidez e eficiência da Justiça brasileira.
Este ano, o prêmio contará com as seguintes categorias: Tribunal Estadual, Regional do Trabalho, Regional Federal, Instrutores de Mediação e Conciliação e Sociedade Civil, sendo contemplados dois temas: “Justiça Consensual, Sociedade mais Satisfeita e Harmonizada” e “Eficiência das Estruturas de Conciliação e Mediação”. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: premioconciliar@cnj.jus.br
Será concedido, ainda, o prêmio especial de qualidade em conciliação, resultado de pesquisa de satisfação do público com os conciliadores e com o próprio tribunal, durante a 8ª Semana Nacional de Conciliação, iniciada na última segunda-feira, dia 2.
Durante a campanha deste ano, estará disponível no portal do CNJ o “Conciliômetro”, instrumento que resgatará os dados alimentados no sistema da conciliação e os consolidará em um “relógio”, que marcará o número de audiências realizadas e os valores homologados. Para isso, o formulário disponível no portal do CNJ deverá ser preenchido diariamente pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania de cada tribunal.