AMAERJ | 17 de outubro de 2025 15:33

Doações arrecadadas pela AMAERJ resgatam a autoestima de mulheres vítimas de violência

Juízas Juliana Cardoso, Eunice Haddad, Adriana Valentim e Elen Barbosa no encontro da campanha ‘Doe um look’

Em uma manhã de acolhimento, alegria e fortalecimento da autoestima de cerca de 20 mulheres vítimas de violência doméstica, a AMAERJ distribuiu as doações arrecadadas na quinta edição da campanha “Doe um look”. As juízas Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, Juliana Cardoso e Elen Barbosa, diretoras do Departamento de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica, e Adriana Valentim participaram da ação e conversaram com as mulheres, nesta sexta-feira (17).

Ao discursar, a presidente Eunice Haddad ressaltou a importância da campanha. “Essa é uma iniciativa da AMAERJ que gostamos muito de realizar, que mostra um outro lado da Justiça, a nossa preocupação com a vulnerabilidade, e que nos aproxima. Estamos aqui para acolher vocês e renovar a autoestima de todas. Agradeço as doações das magistradas, a presença da Patrulha Maria da Penha e a equipe da AMAERJ, que preparou tudo com muito carinho. Sintam-se abraçadas pela Justiça do Rio de Janeiro e que sejam muito felizes”, disse.

Presidente Eunice Haddad conversou com as mulheres vítimas de violência

O encontro aconteceu na Sede Administrativa da AMAERJ, no Centro do Rio. As mulheres foram recebidas com um café da manhã e ganharam kits da Embelleze, itens de maquiagem, roupas, calçados, bolsas, perfumes, brincos, colares, braceletes e pulseiras.

Idealizadora da ação, a juíza Juliana Cardoso frisou que toda mulher merece uma vida longe da violência. “O intuito desse encontro é fortalecer a autoestima e o amor-próprio de vocês. Para que vocês se enxerguem como mulheres fortes, poderosas, que não devem se sujeitar a violências e que resgatem o poder de escolha, porque, muitas vezes, em uma situação de abuso, esse poder é tirado da mulher. Curtam esse momento, contem conosco, vocês não estão sozinhas.”

Juíza Juliana Cardoso, idealizadora da campanha

A juíza Adriana Valentim, titular da 1ª Vara de Família, Infância, Juventude e do Idoso de Nova Friburgo, participou pela primeira vez da campanha. Consultora de moda e imagem, a magistrada fez questão de doar e estar presente no evento para auxiliar as mulheres na escolha das roupas.

“Foi uma realização estar aqui. Me senti muito próxima dessas mulheres, que precisam ter a autoestima resgatada, e o evento tem exatamente esse propósito. Quantas vezes colocamos uma roupa pensando na opinião dos outros. A roupa tem o poder de contar a nossa história, transmitir sentimento, tem que a ver com a nossa essência. A roupa influencia no nosso desempenho, na nossa disposição. Todas escolheram novas roupas para uma nova fase da vida, de recomeço e resgate de quem são”, afirmou a juíza Adriana.

Juíza Adriana Valentim auxiliou as mulheres na escolha de roupas e acessórios

As mulheres estiveram na AMAERJ acompanhadas por policiais da Patrulha Maria da Penha. Ao final, elas agradeceram à Associação pelo dia especial.

“Fico muito feliz e abraçada. A profissão de vocês gera um distanciamento, mas estamos vendo aqui que vocês são mulheres normais. Saímos daqui com um outro olhar. É um aconchego receber roupas de vocês, que são tão elegantes. Obrigada”, disse uma das mulheres presentes.

Leia também: Dirigentes da AMAERJ e juízes do Sul Fluminense se reúnem em Penedo
Juíza Eunice Haddad fará palestra na segunda-feira sobre julgamento com perspectiva de gênero
Universidade de Oxford avalia ASSIS, do TJ-RJ, como uma das ferramentas mais avançadas do mundo