Notícias | 22 de outubro de 2013 14:26

Ética e filosofia na Justiça são discutidas em palestras da Emerj

Debater com profissionais de outras áreas a atuação da Justiça. Este foi o objetivo do seminário “Ética: os diversos olhares para a Justiça”, realizado nesta segunda-feira, dia 21, pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), na capital fluminense. O evento contou com a participação de magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), serventuários da instituição, alunos da Emerj e estudantes.

“O seminário discutiuquestões que não são típicas do Judiciário. É importantepensar com interlocutores de outras áreas do conhecimento a atuação da Justiça e dos juízes”, explicou a ouvidora do TJRJ, juíza Andréa Pachá, responsável pela coordenação do seminário.

tj

Juízas Leise Rodrigues e Andréa Pachá, e o filósofo Renato Janine | Foto: Alexandre Moreira

A primeira palestra do dia, intitulada “Justiça e Filosofia”, foi ministrada pelo professor de Ética e Filosofia Política da USP, Renato Janine Ribeiro. Ele falou sobre valores das instituições e da justiça.

Em seguida, o antropólogo Luiz Eduardo Soares abordou o tema “Justiça e Repressão”, por meio de uma análise dos recentes movimentos sociais que tomaram as ruas do País. “O Estado está vivendo um momento de desafio. É preciso agir de modo a não violar os direitos humanos. O direito individual não deve ser ferido”, alertou o antropólogo.

Também foram proferidas palestras pelo historiador e doutor em Comunicação Joel Rufino sobre “Justiça, Cultura e História” e pela cientista política Maria Teresa Sadek, que falou sobre “Justiça em números e a efetividade das decisões”.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ