
Os momentos de diálogo, congraçamento e integração dos colegas foram exaltados por desembargadores e juízes do Rio de Janeiro que participaram do 25º Congresso Brasileiro da Magistratura (CBM), de quinta-feira a sábado (2 a 4), em Foz do Iguaçu. Os magistrados também parabenizaram a AMAERJ e a presidente Eunice Haddad pelo incentivo à união da classe.
Cerca de 40 magistrados do TJ-RJ estiveram no CBM. A juíza Eunice Haddad ressaltou a importância do evento. “Encontros como esse são fundamentais para o associativismo e a união da Magistratura. A AMAERJ esteve presente no CBM com uma grande delegação, ressaltando a integração e o comprometimento dos magistrados do Rio de Janeiro. Foram ótimos momentos de confraternização e diálogo que fortalecem os laços de amizade, a Magistratura e o Poder Judiciário”, afirmou a presidente.
Além da presidente Eunice Haddad, participaram do encontro nove integrantes da Diretoria e do Conselho da Associação, os magistrados Ricardo Alberto Pereira (1º vice-presidente); Fabiano Reis dos Santos, Ana Beatriz Estrella e Rita Vergette (diretores-adjuntos); Katya Monnerat (presidente do Conselho); Milena Diz, Juliana Bessa, Luciana Martins e Alessandra Aleixo (membros do Conselho).

Também esteve presente o juiz Felipe Gonçalves, presidente da AMAERJ no biênio 2020-2021. “Foi um encontro maravilhoso, que contou com carinhosa preparação da nossa presidente Eunice e adesão de colegas e amigos de muito valor. Que venham os próximos”, disse.
O desembargador João Ziraldo Maia enalteceu a oportunidade de estar junto dos colegas. “Mais uma vez um encontro maravilhoso para a união da Magistratura. É muita boa a prática de reunir os colegas fora do ambiente de trabalho. Já assistimos valorosos colegas nessa missão de congregar, de agir proativamente e de sempre estar presente quando precisamos. Eunice é uma dessas figuras que nos honram, nos acolhem e brigam por todos nós”, afirmou.


Com 37 anos de Magistratura, a juíza Hevelise Scheer contou que o encontro a deixou com alma leve. “Foi muito bom o convívio com colegas que hoje já considero amigos. Obrigada a todos pela acolhida carinhosa e a Eunice por ter me incentivado e proporcionado essa experiência ímpar.”
Ao longo de três dias, o encontro reuniu mais de 2 mil pessoas, entre ministros, desembargadores e juízes. Com a organização da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), foram realizadas palestras sobre Direito, futuro da Justiça, inovação e sustentabilidade, além de eventos de confraternização.
O desembargador Ricardo Alberto Pereira destacou a integração dos magistrados do Rio. “Eventos como esse são momentos ímpares onde podemos rever amigos que o dia a dia nos afasta. São momentos de confraternização mútua e trocas de experiências. Parabéns para a nossa querida Eunice, por toda mobilização e esforço. Que venham outras edições do CBM”, frisou o 1º vice-presidente da AMAERJ.



A juíza Isabel Coelho fez sua estreia em um Congresso Brasileiro da Magistratura. “É a primeira vez que participo de um Congresso da AMB em 19 anos de Magistratura. Deveria ter vindo antes. Foi muito bom. Obrigada Eunice por todo o empenho e acolhida proporcionada.”
Já a juíza Paula Fernandes Machado voltou a estar em um evento da AMB após vários anos. “Há muito tempo não participava de um congresso da AMB. Foi uma oportunidade de confraternizar, rever colegas do Rio e passar momentos mais do que agradáveis, graças ao trabalho incansável da querida Eunice. Que venham outros encontros como esse.”
Para o juiz Vitor Moreira Lima, o encontro revigora o exercício da Magistratura. “Levo na bagagem lembranças inesquecíveis. Rever e estar com colegas irmãos é um tônico a continuidade de voltar a prestar jurisdição. Foi muito especial. Eu agradeço a Eunice por unir tanta gente diferente, com focos diversos, e nos atrair a um propósito. Unir colegas é uma dádiva, os manter unidos, a certeza do cumprimento da missão.”

A juíza Mirela Erbisti ressaltou que o CBM é um dos mais relevantes espaços de reflexão e debate sobre os desafios contemporâneos do Judiciário. “Mais do que um encontro técnico, o congresso reafirmou a importância dos eventos presenciais como espaços de diálogo, integração e construção coletiva do conhecimento jurídico. Oportunidade valiosa para atualização profissional e ampliação de perspectivas sobre os rumos do Direito no Brasil. A delegação do Rio compareceu em peso, demonstrando sua união, interesse e comprometimento.”
A presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal da AMAERJ, desembargadora Katya Monnerat, afirmou que “o encontro deixa saudades mas traz também uma sensação de grande e afetuoso abraço que une os colegas com o mesmo fim”. “Parabéns Eunice, nossa querida presidente, que nos une com afeto, muita dedicação e aptidão”, disse a desembargadora Katya Monnerat.
Também estreante no evento, o juiz Akira Sasaki disse ser uma pena o congresso não acontecer anualmente. “É muito importante esse congraçamento de todos nós em um único ideal, que é a melhor prestação jurisdicional. Aqui trocamos experiências e, ao mesmo tempo, conseguimos conhecer melhor os nossos colegas. Ficamos enclausurados nos nossos gabinetes e, nesses eventos, podemos conversar sobre as nossas dificuldades e os diversos temas da carreira. À espera do nosso próximo encontro.”

Para a juíza Luciana Martins, o evento foi maravilhoso. “Como é bom se reunir com colegas tão especiais. Agradeço a equipe da AMAERJ, coordenada pela Eunice, que é sempre acolhedora conosco.”
O juiz Bernardo Sangoi afirmou ser um prazer participar das atividades da AMAERJ e da AMB. “É uma maneira de integrarmos a carreira, ainda mais considerando os assuntos que foram trazidos no Congresso: inovação, sustentabilidade e Justiça. São temas transversais que tocam a prestação jurisdicional. Poder estar aqui e compartilhar com os outros colegas fortalece a nossa união, nos sentimos mais próximos e integrados na carreira.”












Leia também: ‘Não vamos aquiescer em qualquer tipo de reforma que vá tolher a independência da Magistratura’, diz o presidente Edson Fachin
Desembargadores Thiago Ribas e Sérgio Cavalieri serão homenageados na próxima sexta-feira
UOL publica nota da AMAERJ em defesa do TJ-RJ