AMAERJ | 19 de setembro de 2025 13:53

Com presença da AMAERJ, ação do TJ pelo Dia de Luta da Pessoa com Deficiência começa quarta (24)

Reprodução

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) divulgou a programação completa da ação social que será promovida em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Nas próximas quarta e quinta-feiras (24 e 25), além dos serviços gratuitos prestados a pessoas com deficiência, o evento contará com painéis temáticos e rodas de conversa com a participação de magistrados, entre eles a juíza Adriana Costa dos Santos, diretora de Acessibilidade e Inclusão da AMAERJ.

A iniciativa é coordenada pela desembargadora Regina Lucia Passos, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (COMAI) do TJ-RJ, e acontecerá pelo quarto ano consecutivo.

Os atendimentos se darão no Palácio da Justiça (Rua Dom Manuel 37, Centro do Rio) e entorno, onde haverá distribuição de senhas das 10h às 16h. As demais ações programadas acontecerão no Museu da Justiça (Rua Dom Manuel, 29 – entrada acessível pela Av. Alfred Agache, Praça XV). O auditório da Mútua dos Magistrados, no 1º andar, será o local de realização da abertura e do primeiro painel, enquanto os demais eventos serão na Sala Multiuso, no térreo.

Confira a programação completa para os dois dias:

24 de setembro

Abertura – O compromisso dos Tribunais do RJ para com a promoção de acessibilidade e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência10h30
Com os desembargadores do TJ-RJ Ricardo Couto (presidente), Claudio Brandão (corregedor-geral da Justiça), Regina Lúcia Passos e outras autoridades.

Painel 1 – A atuação da COMAI no âmbito do PJERJ11h30
Com integrantes da COMAI: desembargadora Regina Lúcia Passos, juízes Sandro Pitthan Espíndola (auxiliar da CGJ), Claudia Marcia Gonçalves Vidal, Keyla Blank de Cnop e Rafael Rodrigues Carneiro, e demais membros da Comissão.

Painel 2 – Mulheres e deficiências14h
Com a psiquiatra neurodivergente Ana Frota Aguiar.
Mediadora: juíza Claudia Marcia Gonçalves Vidal

Painel 3 – Saúde em foco14h55
Com os médicos Roberta Serra, pediatra e coordenadora da área técnica Saúde da Criança da SES, e Fábio de Almeida Bolognani, homeopata.
Mediadores: juíza Adriana Costa dos Santos, representante da AMAERJ; Vitor Amaral, representante da SES.

Roda de conversa para pais atípicos – 15h45
Com o juiz Rafael Rodrigues Carneiro.
Mediador: Vitor Amaral

Apresentação – Instituto Teatro Novo: “Fragmentos mais que a casca de nós” – 16h35

25 de setembro

Painel 4 – Políticas e protocolos judiciais – 10h
Com a juíza federal Cláudia Valéria Bastos Fernandes Marques, presidente da Comissão de Acessibilidade do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).
Mediador: Marcio Castro de Aguiar, diretor do Departamento de Acessibilidade e Inclusão Social (DEAIS), do TJ-RJ

Painel 5 – A Lei Brasileira de Inclusão no contexto da empregabilidade – 10h30
Com representantes do CIEE RJ: Luiz Coppola (superintendente) e Viviane Guimarães Monteiro.
Mediador: Marcio Castro de Aguiar

Roda de conversa sobre empregabilidade – 11h20
Com Roberta Sales, representante do SESC.
Mediador: Marcio Castro de Aguiar

Roda de conversa para mães atípicas – 13h
Com Marcia Beserra, cofundadora do Instituto Atravessamentos.
Mediadora: juíza Keyla Blank de Cnop

Painel 6 – O Transtorno do Espectro Autista sob múltiplas perspectivas – 14h
Com Roberta Jannoni, fonoaudióloga, e Claudia Falzoni, pedagoga.
Mediadora: Anna Carolina Dunna, representante da OAB-RJ

Painel 7 – Saúde da pessoa com deficiência – 14h55
Com a enfermeira Danielle Paradelas Feitosa, representante da AMIL.
Mediador: Geraldo Marcos Nogueira Pinto

Painel 8 – Educação Inclusiva – 15h45
Com Cláudia Cavalcanti, neuropsicopedagoga, e Armando Guimarães Nembri, integrante da COMAI.
Mediador: Geraldo Marcos Nogueira Pinto

Encerramento – 16h35
Com a desembargadora Regina Lúcia Passos.

Apresentação – Pulsar Cia de Dança: “Te espero lá no Cacilda” – 16h45

Leia também: Vencedores do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos serão conhecidos no dia 22
Presidente Eunice Haddad prestigia a inauguração do retrato do desembargador Marcus Basílio
Curso da EMERJ abordará temas atuais em Direito Ambiental