Notícias | 17 de setembro de 2013 16:02

Amaerj Volta Redonda participa de debate sobre a “Judicialização da Saúde”

O juiz Marvin Ramos Rodrigues, presidente da 6ª Seção Regional da Amaerj, em Volta Redonda, participou na última sexta-feira (13), do Fórum Regional Itinerante, “A Judicialização do Direito à Sáude”. O evento aconteceu no Tribunal do Júri do Fórum de Resende e foi promovido pelo Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB) em parceria com o Jornal da Justiça.

Cerca de 80 pessoas participaram do encontro, entre advogados, estudantes, servidores e autoridades locais, como os juízes Hindenburg Brasil Cabral Pinto da Silva  (1ª Vara Criminal de Resende), Maria Elizabeth Figueira Brás (1ª Vara de Família de Resende), Camila Novaes Lopes (2ª Vara de Família de Resende), Antonio Augusto Balieiro Diniz (4ª Vara Cível de Barra Mansa) e Ludmilla Vanessa Lins da Silva (Vara única de Itatiaia). Durante o evento, os especialistas falaram sobre as dificuldades que os operadores do Direito enfrentam na tomada de decisões para aplicar medidas de urgência que garantam a vida do paciente, e sugeriram a criação de um Núcleo de Atendimento Técnico nas comarcas do interior do Estado. Atualmente apenas a capital possui centros que auxiliam os magistrados nas tomadas de decisões.

Para o juiz Marvin Ramos, titular da 1ª Vara Cível e diretor do Fórum de Resende, o encontro destacou a grande importância da região dentro do Estado. “ O evento foi muito bom para Resende e indicou a premente necessidade do Tribunal de Justiça voltar os olhos para a cidade, valendo destacar o expressivo crescimento econômico em toda a região Sul Fluminense”, declarou o magistrado.  O juiz alertou também para o aumento da demanda local em todas as serventias em prol do crescimento na região. “Estima-se crescimento de 50% ao longo dos próximos cinco anos, indicando a imprescindibilidade de medidas administrativas para a elevação da nossa capacidade de atender à esta crescente demanda, de forma a garantir a prestação jurisdicional de qualidade”, disse Marvin.

Antes do debate o Jornal da Justiça ofereceu um almoço, na Churrascaria Gaúcha, em Resende, de confraternização ao ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que ministrou palestra no evento. Entre outras autoridades, participaram do almoço o desembargador Fábio Dutra, os juízes Hindenburg Brasil e Marvin Ramos, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Resende), Samuel Carreiro, o procurador do Município, Luiz Alexandre Diniz, o Comandante do 37º BPM da Policia Militar, coronel Luiz Cláudio dos Santos Regis, o secretário de saúde do município, Daniel Brito Pereira, além do representante do Jornal da Justiça, Luis Mauricio.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj