Dezenas de pessoas participaram na última quinta-feira (28), no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Rio, da homenagem prestada ao desembargador Valmir Ribeiro. O magistrado se aposentará pela modalidade compulsória nesta sexta. Durante a cerimônia, o presidente da Amaerj, Cláudio dell´Orto, em nome da Associação, entregou uma medalha ao homenageado em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Judiciário fluminense.
Em discurso saudoso, dell´Orto destacou o comprometimento e a dedicação do desembargador Valmir com a Justiça ao longo da carreira. “O Valmir é desses colegas que são amigos, que vestem a camisa do Judiciário e se dedicam inteiramente a essa missão e a essa tarefa de julgar”, afirmou o dirigente da Amaerj. O presidente também falou sobre o momento da aposentadoria e enalteceu a importância de reconhecer o trabalho realizado pelos colegas. “A aposentadoria é sempre um momento muito marcante na vida das pessoas, porque na verdade é um momento de renovação, para iniciarmos novas trajetórias. Portanto, nós que convivemos e tivemos essa experiência de partilharmos gabinetes e de dividirmos experiências ao longo da nossa jornada com colegas magistrados, devemos uns aos outros, o reconhecimento pelo trabalho que foi realizado”, enfatizou. Logo após o discurso, Cláudio dell´Orto entregou a medalha e saudou o desembargador Valmir.
Emocionado, o desembargador Valmir agradeceu a homenagem relembrando momentos da carreira e falou sobre a aposentadoria. “Meus ilustres companheiros e colegas, quero agradecer a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, na pessoa do presidente, meu caro Cláudio dell´ Orto, por essa homenagem. Vou guarda-la junto do meu coração. Quero dizer que durante 55 anos, 4 meses e 17 dias, que fazem hoje (28/08), eu vesti a camisa de titular do Judiciário e daqui para frente vou pedir ao presidente da Associação que me dê uma camisa de reserva, pois eu vou continuar firme, trabalhando para engrandecer ainda mais o Judiciário. Isso foi um dom que eu recebi, de atuar como juiz nesse período, então eu quero continuar com a camisa de reserva. Eu sou um homem feliz e saio de cabeça erguida, vitorioso, com a consciência de dever comprido. Estou indo para a reserva, mas estarei sempre pronto para atuar quando alguém falhar”, finalizou Valmir.
Estiveram presentes entre outras autoridades os desembargadores Marco Aurélio de Mello, Elizabete Aguiar, Luiz Fernando de Carvalho, Luiz Zveiter, José Geraldo Antonio, Antonio Eduardo Ferreira, Carlos de Araújo, Henrique Figueira, Valmir Ribeiro, Sebastião Bolelli.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj