Promovidos pelo Órgão Especial ao cargo de desembargador, os magistrados Regina Helena Fabregas Ferreira e Carlos Fernando Potyguara Pereira foram empossados nesta segunda-feira (18), no Plenário Ministro Waldemar Zveiter. O desembargador Ricardo Alberto Pereira, 1º vice-presidente da AMAERJ, representou a Associação na solenidade e cumprimentou os colegas.
Com 28 anos de carreira e promovida por merecimento, Regina Fabregas foi acompanhada no plenário pelos desembargadora Suely Lopes Magalhães, 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Carlos Eduardo da Fonseca Passos e Claudia Telles de Menezes.
“Nestes 28 anos de Magistratura, atuando a maior parte do tempo na delicada área do Direito de Família, o meu objetivo sempre foi o consenso, a realização da justiça através do diálogo. Prometo seguir minha trajetória trabalhando com amor, ética, imparcialidade, respeito a todos e sensibilidade, ouvindo os que procuram”, disse a desembargadora Regina Fabregas.
Também magistrado há 28 anos e promovido pelo critério de antiguidade, Carlos Potyguara entrou no plenário acompanhado dos desembargadores José Roberto Portugal Compasso, Marcelo Castro Anatocles Ferreira e Antonio da Rocha Lourenço Neto.
“É uma grande honra estar aqui. O dia de hoje é uma data para comemorar e expressar a minha gratidão a todos os que me ajudaram a alcançar o cargo que tomo posse. A carreira é o caminho traçado com retidão, trabalho, coleguismo e com a consciência tranquila de sempre buscar a jurisdição mais adequada por meio da lei dos homens”, afirmou o desembargador Carlos Potyguara.
O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJ-RJ no biênio 2023-2024, discursou em nome da Corte. “É com satisfação que saúdo e dou as mais calorosas boas-vindas aos mais novos integrantes desta Corte. A promoção ao segundo grau de jurisdição é sempre um momento de celebração – não apenas individual, mas institucional. Significa o coroamento de trajetórias marcadas pela dedicação à Magistratura, pela firmeza de caráter e pela fidelidade incondicional à Justiça”, frisou.
O presidente do TJ, desembargador Ricardo Couto, ressaltou a qualidade dos empossados. “Ambos têm uma caminhada de êxito e mérito. Ambos têm as virtudes e atributos da autenticidade no julgar, da seriedade e da correção no conduzir. Hoje, isso se reflete no ápice da carreira através da promoção. Esse é um momento de muita alegria para o nosso Tribunal por tê-los como desembargadores.”
Desembargadores Regina Fabregas, Ricardo Couto, Carlos Potyguara, Carlos Eduardo da Fonseca Passos e Ricardo Cardozo
Carlos Fernando Potyguara Pereira
Carioca, Carlos Potyguara é formado em Direito pela Universidade Candido Mendes (Ucam). Magistrado desde 1996, ingressou no Tribunal de Justiça pelo 25º Concurso e, atualmente, era titular da Vara de Execuções de Pena e Medidas Alternativas (VEPEMA).
Regina Helena Fabregas Ferreira
Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho e em Direito pela Ucam, Regina Fabregas é mestre pela Universidade Estácio. A magistrada ingressou no Tribunal de Justiça pelo 26º Concurso, em 1996, e era titular da 9ª Vara de Família da Capital.
Leia também: Dois juízes são promovidos a desembargadores do Tribunal de Justiça
TJ-RJ divulga lista dos juízes selecionados para integrar o Grupo de Sentença
Presidente da AMAERJ e juízes da 3ª Regional se reúnem em Nova Iguaçu