Promovido pela AMAERJ, o programa “Juristur – Conhecendo o Judiciário”, recebeu cerca de 30 alunos do ensino médio do Colégio Adventista da Tijuca (Zona Norte do Rio). A visita, realizada nesta segunda-feira (18), foi conduzida pelo juiz aposentado Joel Pereira dos Santos, coordenador do projeto.
O magistrado recebeu os estudantes com uma mensagem de boas-vindas e iniciou a visita explicando o funcionamento do Poder Judiciário. Durante o encontro, compartilhou momentos de sua trajetória profissional e informou o caminho necessário para se tornar magistrado, os pré-requisitos, os desafios enfrentados na carreira e as responsabilidades do cargo.
A atividade aconteceu em um clima de diálogo aberto e acolhedor, de forma a estimular os alunos a refletirem sobre o papel da Magistratura na sociedade, compartilharem experiências e se aproximarem da realidade do Sistema de Justiça. Os alunos puderam ampliar seus conhecimentos sobre o Direito, compreender melhor o funcionamento das instâncias do Judiciário, suas competências e atribuições.
Os discentes participaram de uma visita guiada ao Museu da Justiça, onde percorreram espaços históricos como o Salão dos Passos Perdidos, o 1º Tribunal do Júri, o antigo Tribunal Pleno e o Salão dos Espelhos.
Criado pela AMAERJ em 1996, o programa Juristur tem como objetivo complementar a formação acadêmica dos estudantes, oferecendo uma experiência prática no universo jurídico. A iniciativa permite que os alunos conheçam de perto a estrutura e o funcionamento dos órgãos que integram o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.
Leia também: TJ-RJ divulga lista dos juízes selecionados para integrar o Grupo de Sentença
Desembargadoras do TJ-RJ são premiadas pelo CNJ por decisões que priorizaram os direitos humanos
Juíza Eunice Haddad acompanha evento sobre reforma do Código Civil com ministros e magistrados do Rio