O Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu, nesta quinta-feira (14), o 1º Congresso STJ Brasil-Japão de Direito. O juiz Akira Sasaki, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), participou do evento, em Brasília, que contou com as presenças dos ministros Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e Herman Benjamin, presidente do STJ.
O congresso tratou do tema “Direitos Humanos: desafios jurídicos das mudanças climáticas e da inteligência artificial”. Os painéis reuniram profissionais do Direito brasileiros e japoneses, que discutiram, ainda, o papel atual do Poder Judiciário.
“Fiquei muito feliz de participar. Os painéis proporcionaram diálogos enriquecedores. Agradeço ao STJ, na pessoa do presidente Herman Benjamin pelo convite e pela oportunidade de integrar um espaço tão qualificado de reflexão e trocas”, afirmou o juiz Akira Sasaki.
O encontro foi realizado no Salão Nobre da Corte, com magistrados de diversas regiões do Brasil que possuem ascendência japonesa.
Leia também: Pai Presente: ação no TJ-RJ promoverá a redução do sub-registro paterno
Juíza Eunice Haddad participa de reunião com o relator da Reforma Administrativa
Magistrados do Rio são empossados membros honorários do Instituto dos Advogados Brasileiros