AMAERJ | 12 de agosto de 2025 14:00

Presidente Eunice Haddad participa de evento com ministros e magistrados do Rio no Palácio da Cidade

Tiago Salles (presidente da Justiça & Cidadania), ministro Marco Aurélio Bellizze, desembargadores Ricardo Couto, Ana Cristina Dib, Elton Leme e Theophilo Miguel (TRF-2), juíza Eunice Haddad, ministro Luis Felipe Salomão, prefeito Eduardo Paes e ministro Antonio Saldanha

A juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, esteve no evento comemorativo da edição 300 da Revista Justiça & Cidadania. O encontro reuniu os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão (vice-presidente), Marco Aurélio Bellizze e Antonio Saldanha e magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), entre eles o desembargador Ricardo Couto (presidente), que é o destaque da capa da publicação.

O evento foi realizado na noite dessa segunda-feira (11), no Palácio da Cidade, em Botafogo (Zona Sul), com a presença do prefeito Eduardo Paes.

Evento aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo

Ao discursar, o ministro Luis Felipe Salomão, presidente do Conselho Editorial da Justiça & Cidadania, ressaltou que o lançamento da 300ª edição da publicação foi muito simbólico por acontecer no Dia dos Magistrados e dos Advogados.

“Esse é um momento muito significativo. Nós, na trincheira do Judiciário, em defesa da democracia, vamos até o fim para manter esse legado que recebemos dos constituintes de 1988. Nesses mais de 26 anos de revista, foram inúmeras reportagens e artigos publicados de magistrados. Esta edição celebra o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, encarnado na figura do presidente Ricardo Couto. Cumprimento a todos que fazem a revista e a todos nós que contribuímos para que ela seja essa referência para os tribunais”, afirmou o ministro.

Presidente Eunice Haddad com os ministros Luis Felipe Salomão e Antonio Saldanha

O desembargador Ricardo Couto destacou a importância do Judiciário e da publicação. “Devemos refletir sobre o que é a verdadeira democracia, a função do Judiciário e exortar a função do Judiciário no combate àqueles que querem romper com o valor maior, que é a democracia. Nesse âmbito, nada melhor do que exortarmos a edição de uma revista cujo título fala de justiça e cidadania, e que foi criada com esse ideal. O Judiciário brasileiro se coloca firme neste propósito”, disse o presidente do TJ-RJ.

Ao encerrar o encontro, o prefeito Eduardo Paes elogiou o presidente Ricardo Couto. “Todos nós vemos o seu trabalho e a sua dedicação, sempre buscando o diálogo, o entendimento. Muito obrigado por tudo o que faz pela Justiça e pela democracia.”

Ministro Luis Felipe Salomão e desembargador Ricardo Couto

Prefeito Eduardo Paes discursa no evento

Fundada em 1999, a Justiça & Cidadania apresenta mensalmente artigos e reportagens sobre o Poder Judiciário e áreas do Direito. Confira aqui a nova edição da revista, que traz entrevista com o desembargador Ricardo Couto, artigo escrito pelo juiz Alexandre Chini e reportagem sobre o Museu da Justiça.

Leia também: Magistrados removidos tomam posse no Salão Nobre do Tribunal
Diretoria da AMAERJ trata de pautas da carreira e da atuação associativa
TJ-RJ abre inscrições para atuação em Núcleos de Justiça 4.0