O programa Juristur/Conhecendo o Judiciário recebeu, ontem (14), a visita de 26 estudantes da Escola Municipal Coelho Neto, de Ricardo de Albuquerque. Os alunos, do ensino fundamental, foram recepcionados pelo juiz Joel Pereira dos Santos, coordenador do projeto, que explicou o funcionamento da Justiça fluminense e aconselhou os alunos sobre o presente e as perspectivas para o futuro.
Os estudantes também participaram de uma palestra sobre direitos humanos, ministrada pelo professor de Filosofia e Teologia Marcos Aguiar, cerimonialista da Amaerj. Na ocasião, os jovens receberam noções de cidadania e convívio social, com uma perspectiva sobre os direitos e deveres de cada um dentro da sociedade.
Em seguida, os estudantes conheceram as histórias e as instalações do antigo Palácio da Justiça, guiados pela educadora Teresinha de Sousa, do Museu da Justiça. Na ocasião, os visitantes puderam ver os aspectos históricos e arquitetônicos do prédio de estilo neoclássico e realizaram um júri simulado no Tribunal do Júri. O grupo ainda visitou o Tribunal Pleno e o Órgão Especial.
A visita terminou com um lanche no restaurante do TJ-RJ, oferecido pela Amaerj. Os alunos foram conduzidos pela advogada Francisca Lima, secretária do Juristur.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj