AMAERJ | 04 de agosto de 2025 14:37

Juízes e universitários participam de Turma Recursal Simulada, promovida por AMAERJ e COJES

Juízes, estudantes de Direito e de ensino médio na sala de sessões da Turma Recursal

Cerca de 15 estudantes de Direito da Universidade Estácio de Niterói tiveram a oportunidade de treinar a sustentação oral em uma sessão simulada da Turma Recursal, promovida pela AMAERJ junto à Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (COJES), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Estiveram presentes os juízes Ana Beatriz Estrella (diretora-adjunta da AMAERJ), Isabela Lobão (diretora de Acompanhamento dos Juizados Especiais e Turmas Recursais), Eric Scapim (diretor de Aperfeiçoamento Institucional) e Daniela Reetz.

Esta edição do programa Turma Recursal Simulada aconteceu na última sexta-feira (1º), na Lâmina 5 do Fórum da Capital. Também assistiram à sessão alunos de ensino médio.

A juíza Ana Beatriz Estrella ressaltou a importância do projeto, que traz os estudantes para dentro do Judiciário. “Essa iniciativa é muito positiva, porque ajuda os universitários a se prepararem melhor para o exercício da profissão. Também auxilia os adolescentes a fazerem escolhas mais assertivas ao entenderem se essa é uma atividade interessante para eles. É uma forma de conhecer como funciona o sistema de Justiça e se familiarizar com a dinâmica dos julgamentos”, disse a diretora-adjunta da AMAERJ.

Juíza Ana Beatriz Estrella conversou com os estudantes

Para participar da atividade, os alunos receberam, com antecedência, processos já concluídos – sem os nomes verdadeiros das partes – e defenderam seus “clientes”, atuando como advogados. Em seguida, os magistrados julgaram os casos, com a análise da melhor postulação e fundamentação jurídica.

Antes de iniciar a simulação, os juízes explicaram como funcionam os processos de julgamento em uma Turma Recursal e conversaram com os estudantes no intuito de tranquilizá-los, ressaltando que a ideia do programa é oferecer um espaço confortável para tirar dúvidas e exercitar a sustentação oral.

Além de estimular as habilidades de oratória e argumentação, a Turma Recursal Simulada é uma oportunidade de apresentar o ambiente dos Juizados Especiais, que são, normalmente, “a porta de entrada dos recém-advogados”, afirmou o juiz Eric Scapim. “Esse projeto da AMAERJ e da COJES existe para aproximar os estudantes do Judiciário para que eles já possam experimentar como funciona”, explicou o magistrado.

Estudantes exercitam sustentação oral

Ao fim da simulação, a estudante Micheli Ferreira agradeceu aos juízes e destacou o acolhimento e a receptividade que fizeram a diferença na experiência dos alunos. “Eu nunca havia participado de uma experiência como essa, foi muito interessante ver como funciona um julgamento em Turma Recursal na prática. Essa iniciativa de simulação nos prepara para os momentos reais no futuro ao nos permitir exercitar a sustentação oral ainda na faculdade. Quero agradecer pela disponibilidade dos juízes, que têm bastante trabalho e estiveram aqui nesta tarde avaliando cada processo e nos dando os resultados”, disse a universitária.

Criado em 2012, o programa tem como objetivo aproximar a sociedade do Poder Judiciário. A sessão simulada oferece aos universitários a oportunidade de vivenciar a experiência forense, além de colocar em prática o conhecimento teórico e as técnicas de retórica, persuasão, adequação do fato à norma, postulação em juízo e sustentação oral.

Juízes Isabela Lobão, Ana Beatriz Estrella, Eric Scapim e Daniela Reetz
Juízes e professor da turma conversam com os alunos que participaram da simulação

Assista ao vídeo:

Leia também: Órgão Especial do TJ-RJ votará a remoção de juízes em 11 de agosto
AMAERJ participa do planejamento de ação social pelo Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
Tribunal suspende prazos processuais no Dia dos Magistrados e dos Advogados