Notícias | 24 de julho de 2013 15:20

Amaerj promove debate com o tema “Discutindo o levante popular democrático”

A Amaerj promove, em 5 de agosto, às 17h00, uma mesa redonda com o tema “Discutindo o levante popular democrático”. Participarão do debate os professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO),  Adriano Pilatti, coordenador geral do Instituto de Direito da PUC-Rio, e  Ricardo Brajterman, presidente da Comissão de Direitos Autorais, Imateriais e Entretenimento da OAB/RJ e membro da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB/RJ. O evento será realizado no auditório da Associação, na Rua Dom Manoel, 29, 1º andar, Centro, Rio de Janeiro.

Conheça os debatedores

Professor Adriano Pilatti

Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1983), mestre em Ciências Jurídicas – Teoria do Estado e Direito Constitucional – pela Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro (PUC-Rio – 1988) e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ – 2006), com Pós-Doutorado em Direito Público Romano pela Universidade de Roma I – La Sapienza (2011).

Foi assessor parlamentar da Câmara dos Deputados junto à Assembléia Nacional Constituinte de 1987-88, assessor legislativo concursado da Câmara dos Deputados, assessor jurídico do Gabinete do Prefeito do Rio de Janeiro, consultor jurídico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e assessor jurídico da Reitoria da PUC-Rio.

É professor assistente do Departamento de Direito da PUC-Rio, de que foi diretor (2004-2010), e coordenador-geral do Instituto de Direito da PUC-Rio. Leciona Teoria do Estado e Direito Constitucional, no Curso de Graduação, Teoria da Constituição e Formação Constitucional do Brasil no Programa de Pós-Graduação.

Sócio-fundador da Associação Brasileira dos Constitucionalistas Democratas (ABCD), membro dos Conselhos Editoriais da Editora Lumen Juris (RJ) e das revistas Direito, Estado e Sociedade (PUC-Rio) e Global Brasil (Rede Universidade Nômade). Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RJ (2010-2012). Traduziu o livro Poder Constituinte – Ensaio sobre as Alternativas da Modernidade, de Antonio Negri (Rio de Janeiro: DP&A, 2002). É autor do livro A Constituinte de 1987-1988 – Progressistas, Conservadores, Ordem Econômica e Regras do Jogo (Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008).

Ricardo Brajterman

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO (1996). Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO (2000). É membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ e diretor da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj). 

Professor de Direito Processual Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO (2001-2009), atualmente Professor da cadeira de Direitos Autorais na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO. Membro fundador da Associação dos Advogados do Rio de Janeiro – AARJ. Assessor Jurídico da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro – FIERJ.

Assessor Jurídico da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais – SBAT e Membro da Comissão de Direito Autoral, Direitos Imateriais e Entretenimento da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio de Janeiro – OAB/RJ (CDADIE).

 

 Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj