EMERJ | 18 de julho de 2025 11:25

Desembargadoras receberão o Troféu Romy 2025 no Fórum Central do TJ-RJ

O 5º Prêmio EMERJ Mulheres do Ano, organizado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), será realizado na segunda-feira (21), às 17h, no Auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim. Cinco personalidades receberão o Troféu Romy, entre elas as desembargadoras Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes, 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), e Myriam Medeiros da Fonseca Costa, filha da jurista Romy Medeiros (1921-2013).

A premiação, que homenageia Romy Medeiros, será presidida pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Dell’Orto.

Além das desembargadoras do TJ-RJ, receberão o Trófeu Romy a juíza federal, Adriana Alves dos Santos Cruz, secretária-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); a deputada estadual Tia Ju, 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj); e a atriz e apresentadora Cissa Guimarães.

O Auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim fica no 4º andar do Fórum Central do TJ-RJ (Rua Dom Manuel, s/n, Centro do Rio). Haverá transmissão pelo canal da EMERJ no Youtube.

Carioca, Romy Medeiros dedicou a maior parte de sua vida e carreira à causa feminista e aos direitos das mulheres. Foi autora da revisão da situação da mulher casada no Código Civil Brasileiro. Ela era especialista em Direito da Família.

No ano passado, a presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, a ministra Regina Helena Costa, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a desembargadora Renata Machado Cotta e a atriz Fernanda Montenegro estiveram entre as vencedoras da premiação.

Desembargadora Maria Angélica Guedes

Carioca, a desembargadora Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes é formada em Direito pela Universidade Estácio e em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi defensora pública de 1986 a 1988. É magistrada desde 1990 e desembargadora há 16 anos. Presidiu a Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CEJEM). Atuava na 7ª Câmara Criminal antes de assumir a 2ª Vice-Presidência do TJ-RJ em fevereiro deste ano.

Desembargadora Myriam Medeiros

Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Myriam Medeiros da Fonseca Costa ingressou na Magistratura fluminense em 1992. Promovida a desembargadora em 2013, compôs inicialmente a 25ª Câmara Cível e, posteriormente, a 4ª Câmara Cível. Aposentou-se em 2022, após três décadas de dedicação ao Poder Judiciário.

Leia também: Magistrados homenageiam a desembargadora Maria Augusta de Figueiredo em despedida
Associação sorteará três bolsas de 50% para curso na Colômbia
Procedimento judicial na era digital será tema de seminário com magistrados na EMERJ