O desembargador João Ziraldo Maia, presidente da Regional de Niterói, homenageou ontem (18), em nome da Amaerj, o desembargador Adilson Vieira Macabu com uma medalha de agradecimento pelos serviços prestados à magistratura. A cerimônia, promovida pelo TJ-RJ na sessão da 5ª Câmara Criminal, foi dedicada ao magistrado, que se aposentou por implemento de idade.
João Ziraldo fez um agradecimento por todo o trabalho realizado pelo desembargador Adilson Macabu. “A Associação, em uma atitude de reconhecimento aos que tanto contribuíram para a solidificação da Justiça democrática e de um país melhor para todos, nos convida a partilhar de tão importante homenagem. O juiz é aquele que, investido na independência funcional que lhe outorga a Constituição da República, aplica os direitos aos casos concretos, não só aos subjetivos, com o único compromisso de submissão à Deus, para aqueles que acreditam, à Constituição, e à sua própria consciência, extraindo assim a regra jurídica expressa nos anseios da comunidade, tornando a justiça uma realidade social através de sua decisão. Por isso, desembargador Macabu, a Amaerj lhe homenageia por todos os serviços prestados à magistratura”, disse.
A presidente do TJ-RJ, desembargadora Leila Mariano, também homenageou o desembargador com a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense. “Queria destacar a importância que Adilson Macabu teve nas sessões do Órgão Especial. Seus votos foram decisivos em diversos julgamentos. Também ressalto a qualidade da produção jurídica quando o desembargador foi ministro do Superior Tribunal de Justiça”, afirmou a magistrada.
O desembargador Adilson Macabu agradeceu as homenagens e afirmou que pretende continuar exercendo sua trajetória jurídica com afinco. “Fico muito emocionado porque são lembranças de uma trajetória que eu comecei sem esperar, sem nenhuma vaidade. Agradeço a todos indistintamente, pela presença e pelas palavras, e agradeço também por essas medalhas tão bonitas da nossa Associação e do Tribunal. Hoje, digo que valeu a pena acreditar em valores que são indestrutíveis, ajudar de alguma forma no aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito e acreditar na justiça”.
Também prestigiaram a homenagem os ex-presidentes do TJ-RJ, Murta Ribeiro e Marcus Faver, o ex-presidente da Amaerj, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, o diretor de Comunicação da Associação, Antonio José Ferreira Carvalho, desembargadores da 5ª Câmara Criminal, juízes, defensores, promotores, advogados e familiares.
O desembargador Adilson Macabu ingressou no tribunal em 1998, pelo quinto constitucional, depois de 25 anos na Defensoria Pública. Especialista em Direito Internacional e Constitucional, o magistrado foi convocado para atuar no STJ entre 2011 e 2012.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do TJ-RJ