AMAERJ | 24 de junho de 2025 23:02

Presidente Eunice Haddad e magistrados do Rio prestigiam homenagem ao desembargador Claudio Brandão

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Claudio Brandão de Oliveira, recebeu a Ordem do Mérito da Cidade de Niterói. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) prestigiaram a homenagem, na noite desta terça-feira (24), no Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Entre os magistrados presentes ao encontro estavam três ex-presidentes do TJ-RJ, os desembargadores Luiz Zveiter (2009-2010), Manoel Alberto Rebêlo dos Santos (2011-2012) e Ricardo Rodrigues Cardozo (2023-2024).

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, enalteceu as qualidades do desembargador Claudio Brandão e afirmou que se trata de uma “singela homenagem à sua dedicação, ao seu compromisso com o Judiciário e o Estado Democrático de Direito, fundamentais para o funcionamento da sociedade”.

“Niterói tem a tradição de ter muitas pessoas com notório saber jurídico. Hoje é um dia especial de homenagem da nossa cidade a uma dessas pessoas tão queridas de todos nós. O desembargador Claudio Brandão completa uma constelação de magistrados íntegros e comprometidos com o bem comum. O desembargador tem a capacidade de ouvir e transmitir seu conhecimento e seu saber com muita simplicidade e de forma cativante. Todos nos orgulhamos de sua trajetória”, disse o prefeito.

Nascido em Itaperuna, o desembargador Claudio Brandão vive em Niterói há 26 anos e formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Magistrado desde 1992, assumiu a Corregedoria em fevereiro deste ano. Ao discursar, ele agradeceu e destacou que a homenagem é também para o Judiciário.

“Minha palavra é de gratidão. Recebo essa homenagem não só de caráter pessoal, é uma homenagem ao Poder Judiciário, que está aqui presente. Cheguei a Niterói inicialmente pela Universidade Federal Fluminense, onde aprendi a amar o Direito e a odiar a injustiça. Hoje, como corregedor-geral da Justiça, tenho tentado contribuir também para que os usuários dos serviços judiciários sejam efetivamente atendidos. Reforço aqui a importância do diálogo com as demais instituições para podermos atender ao que a sociedade precisa. Estou muito honrado e emocionado com essa homenagem. Tenho muita honra em dizer que moro em Niterói. Muito obrigado”, frisou o desembargador.

Também estiveram no evento familiares do homenageado; o deputado estadual Chico Machado; a presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio; e o procurador-geral do município de Niterói, Técio Lins e Silva.

Leia também: STJ publica edital para juízes atuarem em auxílio aos ministros da 2ª Seção
Márcio Quintes e Marcelo Marinho tomam posse como desembargadores do TJ-RJ
AMAERJ moderniza central de atendimento telefônico; fale com todos os setores em um único número