AMAERJ | 23 de junho de 2025 19:07

Márcio Quintes e Marcelo Marinho tomam posse como desembargadores do TJ-RJ

Juíza Ana Paula Barros, novos desembargadores Marcelo Marinho e Márcio Quintes, presidente Eunice Haddad e juíza Ana Beatriz Estrella

Promovidos pelo Órgão Especial ao cargo de desembargador, os magistrados Márcio Quintes Gonçalves e Marcelo Almeida de Moraes Marinho tomaram posse nesta segunda-feira (23). As juízas Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, Ana Beatriz Estrella, diretora-adjunta da Associação, prestigiaram a solenidade no Plenário Ministro Waldemar Zveiter e cumprimentaram os colegas.

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Couto, destacou as qualidades dos novos desembargadores. “Esses dois magistrados, que passam ao cargo mais alto da carreira, possuem a virtude da prudência, da coragem e da moderação. Ambos sabem o que é justiça. Hoje é um dia de alegria, de festa. Márcio e Marcelo, hoje o Tribunal recebe com felicidade a ambos, de forma simples mas com muito amor”, afirmou.

Ao discursar em nome da Corte, o desembargador Milton Fernandes, presidente do TJ-RJ no biênio (2017-2018), deu as boas-vindas. “Este momento solene representa a ascensão ao cargo maior da Magistratura fluminense. Ambos os empossandos sempre exerceram suas atividades judicantes e administrativas com bastante serenidade, harmonia e justiça. Ambos têm muito conhecimento jurídico. Com essa vossa qualidade, vos será grata e harmoniosa essa nova fase. Sejam muito bem-vindos.”

Desembargadores Milton Fernandes, Luiz Zveiter e Ricardo Couto

Magistrado há 27 anos e promovido pelo critério de merecimento, Márcio Quintes entrou no plenário acompanhado dos desembargadores Eduardo Gusmão e Claudio Tavares de Oliveira Junior.

“A posse desperta em mim vários sentimentos, júbilo, agradecimento, continuidade evolutiva e orgulho. O cargo de desembargador representa o ponto culminante de uma carreira que abracei há mais de 27 anos, tempo esse durante o qual venho exercendo uma das mais dignas e relevantes funções na área de Direito. Reafirmo o meu compromisso com a ética, imparcialidade e busca da justiça”, disse o desembargador Márcio Quintes.

Com 29 anos de Magistratura e promovido por antiguidade, Marcelo Marinho foi acompanhado no plenário pelos desembargadores Ricardo Couto e Jacqueline Montenegro.

“Foi uma longa jornada. Ingresso hoje nesta honrosa Casa, junto ao meu grande amigo. Chegamos livres pelo mérito, pelo próprio tempo, livres como um juiz deve ser. Chegamos hoje ao momento certo, espero mais serenos, mais experientes e melhores juízes”, frisou o desembargador Marcelo Marinho.

Márcio Quintes Gonçalves

Marcio Quintes ingressou no TJ-RJ há 27 anos, no dia 5 de janeiro de 1998, pelo 28º Concurso. Atuou na 4ª Vara de Família da Comarca de Niterói, dirigiu o 2º Núcleo Regional (NUR) e foi juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça. Atualmente, era JDS (juiz desembargador substituto) em Câmara de Direito Público.

Marcelo Almeida de Moraes Marinho

Marcelo Marinho foi aprovado no 24º Concurso e tomou posse como juiz em 19 de abril de 1996. Atuou na 24ª Vara Cível e no 1º Juizado Especial Cível da Barra da Tijuca. Atualmente, era JDS (juiz desembargador substituto) em Câmara de Direito Privado.

Leia também: A pedido da AMAERJ, nova resolução permite a substituição do magistrado plantonista sem permuta
Magistrados e familiares confraternizam na Festa Junina da AMAERJ
Magistradas podem se inscrever em treinamento de proteção feminina do TJ-RJ