Notícias | 04 de julho de 2013 15:06

Desembargador Alexandre Câmara lança manual do mandado de segurança

Na companhia de familiares, amigos, alunos, ex-alunos e admiradores, o desembargador da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Alexandre Freitas Câmara lançou na noite desta terça-feira, dia 2, o Manual do Mandado de Segurança (Editora Atlas). Com esse livro, o magistrado completa 14 obras jurídicas de sua autoria, lançadas ao longo de 18 anos. O evento foi realizado no Salão dos Magistrados da Biblioteca do TJ-RJ, localizado na Rua Dom Manuel, 37, térreo, Lâmina III, Centro.

image_gallery[1]

Manual do Mandado de Segurança é lançado pelo desembargador Alexandre Câmara | Foto: TJ-RJ

“Como o nome indica, o livro é uma tentativa de se fazer uma exposição acessível sobre o mandado de segurança, um tema complexo e rico no Direito brasileiro. Há uma preocupação com o estudo não só da jurisprudência, como também da doutrina, analisando-se toda a jurisprudência do mandado de segurança no STJ e no STF”, ressaltou o desembargador Alexandre Câmara. Acrescentou que está previsto para este ano o lançamento de reedições de algumas obras de sua autoria, como, por exemplo, Lições de Direito Processual Civil, que teve três volumes reeditados recentemente.

Durante o evento, a desembargadora-presidente da 2ª Câmara Cível do TJRJ, Elisabete Filizzola, parabenizou o magistrado por mais uma obra lançada e falou sobre o importante papel que ele representa para o Tribunal de Justiça do Rio. “O desembargador Alexandre Câmara, oriundo do Quinto Constitucional da Advocacia, é, sem dúvida, um grande nome que veio engrandecer o Poder Judiciário.”

O desembargador da 5ª Câmara Cível do TJRJ Antônio Saldanha Palheiro também aproveitou a ocasião para destacar as qualidades do colega de magistratura fluminense. “Ele é uma das melhores aquisições do TJRJ dos últimos tempos, porque, além de ser possuidor de um cabedal intelectual de muita expressão, consegue emprestar boa dose de humanidade em todos os seus julgamentos, além de ser um grande colega.”

Já o desembargador do TJRJ Fernando Marques de Campos Cabral revelou-se profundo admirador das obras jurídicas do magistrado. “Os livros do desembargador Alexandre Câmara são instrumentos obrigatórios para todos os operadores de Direito. Não devem faltar nas bibliotecas daqueles que trabalham nessa área jurídica.” E completou: “Na minha opinião, Alexandre Câmara é um dos mais importantes processualistas que surgiram recentemente.”

Casado e pai de dois filhos, o desembargador Alexandre Câmara ingressou no Tribunal de Justiça do Rio pelo Quinto Constitucional da Advocacia em 2008. Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o magistrado é professor emérito e coordenador de Direito Processual Civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio (Emerj), além de membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e da International Association of Procedural Law. Também integrou a Comissão Especial de Juristas que assessorou o relator do projeto do novo Código de Processo Civil na Câmara dos Deputados.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ