
O programa “Juristur – Conhecendo o Judiciário”, promovido pela AMAERJ, recebeu 35 alunos do curso de Direito da Universidade Estácio, de Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense). Realizada nesta segunda-feira (2), a visita foi guiada pelo juiz Joel Pereira dos Santos, coordenador do projeto, que explicou aos estudantes o funcionamento do Poder Judiciário e compartilhou sua trajetória profissional na Magistratura.
Durante a palestra, os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o Direito e a Justiça, especialmente acerca das diferentes instâncias, competências e atribuições do Judiciário.
O juiz Joel Pereira dos Santos esclareceu dúvidas sobre os caminhos para ingressar na Magistratura, os requisitos, desafios e responsabilidades da carreira. Além disso, o encontro proporcionou um espaço de diálogo aberto, no qual os alunos puderam trocar experiências, refletir sobre o papel do juiz na sociedade e se aproximar da realidade do Sistema de Justiça.
A turma realizou uma visita guiada ao Museu da Justiça, explorando ambientes históricos como o Salão dos Passos Perdidos, o 1º Tribunal do Júri, o antigo Tribunal Pleno e o Salão dos Espelhos. Em seguida, no Fórum Central, os estudantes conheceram o Plenário Ministro Waldemar Zveiter.
Criado pela AMAERJ em 1996, o programa Juristur tem como propósito contribuir para a formação acadêmica de estudantes. A iniciativa proporciona uma vivência prática no meio jurídico, permitindo aos alunos conhecerem de perto a estrutura e o funcionamento dos órgãos que compõem o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.

Leia também: AMAERJ agradece associados pela histórica aprovação do novo Estatuto
Presidente Eunice Haddad aborda pautas da Magistratura nas reuniões da AMB
Desembargadores e juízas do Rio fazem curso de aperfeiçoamento na Espanha