O portal de notícias Tempo Real publicou, nesta segunda-feira (12), que as escolas Visconde de Cairu, no Méier, Zona Norte do Rio, e a Faetec de Santa Cruz, na Zona Oeste, recebem, durante o mês de junho, o projeto “Letrartes: letras e artes pela paz no lar”. A iniciativa, criada pelo desembargador Wagner Cinelli, diretor cultural da AMAERJ, busca fomentar a cultura e o interesse pela leitura visando à prevenção da violência em geral, e no particular, contra as mulheres.
O site destacou que desde a primeira edição, realizada em 2024, no Instituto Navegar, no Morro do Vidigal, o “Letrartes” percorre escolas públicas estaduais para conscientizar os estudantes do Rio sobre a importância da cultura no combate à violência em diferentes ambientes, inclusive o doméstico.
Desde então, o projeto foi ampliado para diversas escolas no Rio de Janeiro. Na última quarta-feira, dia 7 de maio, foi a vez do Colégio Estadual João Alfredo, em Vila Isabel, de recebê-lo. O livro “O último dia”, escrito pelo desembargador Cinelli e por Mariana Reade, publicado pela Gryphus Editora, foi distribuído aos alunos.
Nas visitas aos colégios, Wagner Cinelli, que é presidente do Comitê de Promoção de Igualdade de Gênero e Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação no 1° Grau (Cogen – 1º Grau) de Jurisdição do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), também exibe aos estudantes o curta-metragem “Sobre ela” e promove a leitura de poemas e de cenas de “O último dia” por alunos voluntários.
“O Letrartes incentiva a leitura, atividade que tanto contribui para o alargamento de nossa percepção do mundo e suas multifacetadas questões”, disse o desembargador ao portal.
Leia também: TRE-RJ abre edital de rodízio de juízes eleitorais na capital e no interior
EMERJ sediará evento em homenagem ao desembargador Geraldo Prado
Inscrições abertas para o Congresso Brasileiro de Magistrados