Os juízes Bruno Vinícius da Rós Bodart da Costa e Sylvia Therezinha Hausen de Arêa Leão tomaram posse no Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) nesta quinta-feira (10). A juíza Rita Vergette, diretora-adjunta da AMAERJ, representou a Associação na solenidade, no Palácio da Democracia, no Centro do Rio.
O magistrado Bruno Bodart assumiu a vaga de membro titular, sucedendo a juíza Daniela Bandeira de Freitas. Sylvia Hausen é a nova membro substituto da Corte Eleitoral.
Compuseram o dispositivo de honra do evento os desembargadores Peterson Barroso Simão, presidente do TRE-RJ; Ricardo Couto, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ); Claudio Mello Tavares, vice-presidente e corregedor do TRE; e Luiz Zveiter, decano do TJ-RJ.
O presidente Peterson Barroso Simão saudou os novos integrantes do TRE. “Estamos aqui para parabenizá-los. Em nome do Colegiado, dou boas-vindas a vossas excelências, desejando sucesso e sorte a ambos no exercício da judicatura eleitoral”, frisou.
O desembargador Claudio Mello Tavares também deu as boas vindas aos magistrados. “Deve se alegrar a população de nosso estado por termos pessoas da competência e estatura de vossas excelências integrando esta egrégia Corte. Aos novos integrantes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, nossas mais calorosas boas vindas, nosso fraterno abraço, com o desejo e a certeza do melhor cumprimento de vossas relevantes missões”, disse o corregedor.
Magistrado do TJ-RJ há dez anos, Bruno Bodart atuou como juiz instrutor no Supremo Tribunal Federal (STF), juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Presidência do TJ-RJ. Desde 2023, era membro substituto do TRE-RJ. Ao ser empossado, ele foi conduzido pelos desembargadores Márcia Bodart e Ricardo Couto. Em discurso, ele agradeceu aos colegas pela oportunidade.
“Hoje é dia de agradecer, com humildade, pela missão que hoje me é confiada para o próximo biênio. Integrar o Tribunal Regional Eleitoral como representante dos juízes de direito é de uma responsabilidade de magnitude ímpar, da qual eu tenho consciência de que somente poderei me desincumbir satisfatoriamente com muita dedicação e aprendizado contínuo”, afirmou.
A juíza Sylvia Hausen é magistrada há 22 anos e juíza auxiliar da 3ª Vice-Presidência do Tribunal. Na posse, ela foi conduzida pelos desembargadores Jacqueline Montenegro e Fernando Cerqueira Chagas. Durante a posse, a magistrada destacou a relevância da missão do TRE na garantia da legitimidade do processo eleitoral.
“Tenho certeza de que empenho e dedicação não irão faltar. Terei sempre em mente a importância do múnus a ser exercido diante da relevância desta casa e da importante eleição que se avizinha, em um cenário de polarização acirrada”, pontuou a juíza.
A solenidade reuniu magistrados do TJ-RJ, profissionais de Direito e familiares dos empossados.
Leia também: Diretora da AMAERJ acompanha visita da diretora da Escola da Magistratura do Paraná à EMERJ
Atos de juízes do Rio são reconhecidos como boas práticas no Fórum Permanente de Processualistas
Magistrados do Rio participam de encontro no STJ sobre admissibilidade de recursos