O Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu, nesta terça-feira (8), o 1º Encontro com Tribunais sobre Admissibilidade de Recursos Dirigidos aos Tribunais Superiores. Participaram do evento, em Brasília, os desembargadores Maria Angélica Guedes, 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), e Heleno Pereira Nunes, 3º vice-presidente do TJ, e os juízes Márcia Hollanda e Marco Couto, auxiliares da 2ª Vice-Presidência, e Sylvia Hausen e Antonio Aurélio Abi Ramia, auxiliares da 3ª Vice.
A abertura do encontro foi feita pelos ministros Herman Benjamin, presidente do STJ, e Luis Felipe Salomão, vice-presidente do Tribunal da Cidadania. Outros integrantes da Corte também acompanharam a reunião, entre eles os ministros Marco Aurélio Bellizze e Antonio Saldanha.
O inédito evento tratou das possibilidades de uniformização das decisões de admissibilidade de recursos. Foram abordados, ainda, temas como a formação de precedentes em recursos repetitivos, a questão da relevância e a instituição do Centro de Inteligência do Judiciário.
O ministro Herman Benjamin afirmou que haverá recorrentes encontros com os vice-presidentes e juízes auxiliares, de forma presencial ou por videoconferência.
Leia também: AMAERJ prestigia homenagem ao ministro Luiz Fux pelos 10 anos do CPC
Foz do Iguaçu sediará o Congresso Brasileiro de Magistrados 2025 em outubro
Ferramenta de inteligência artificial ASSIS será tema de curso para magistrados