O desembargador Nagib Slaibi Filho foi homenageado pelo Órgão Especial, durante sessão realizada na tarde desta segunda-feira (7), ao se despedir do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O magistrado, que se aposentará compulsoriamente, recebeu a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, esteve na homenagem.
O presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Couto, conduziu a entrega da comenda ao colega e saudou o homenageado. “Professor de todos nós, grande magistrado, com mais de 40 anos de atividade pública, conheceu todos os rincões da Justiça, desde oficial de Justiça a promotor e magistrado, abrilhantou o nosso Tribunal e nos honra principalmente por representar a Justiça.”
A desembargadora Maria Inês Gaspar falou sobre o homenageado em nome da Corte: “Fui incumbida não de saudar, mas de agradecer e pontuar a profícua participação do desembargador Nagib Slaibi Filho neste nosso Judiciário fluminense. O senhor vai deixar saudades, pelos votos proferidos sempre com justiça e amor. Os novos caminhos e o novo ciclo estão abertos para vossa excelência, mas saiba que será sempre lembrado com muito carinho pelos seus pares. Deus o proteja e seja feliz, é o que desejamos”, disse a magistrada.
As desembargadoras Suely Lopes Magalhães, 1ª vice-presidente do TJ, e Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo entregaram a medalha ao desembargador Nagib Slaibi Filho no Plenário Ministro Waldemar Zveiter.
Em seu discurso de agradecimento, o desembargador Nagib relembrou sua trajetória. “São 43 anos como magistrado. Precisamos honrar a promessa do Sermão da Montanha, da bem-aventurança dos que têm fome e sede de justiça. O juiz maior nos julgará com a mesma medida em que julgamos. Graças.”
Magistrado de carreira do Estado do Rio de Janeiro, Nagib Slaibi Filho é pós-doutor e bacharel em Direito, especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em Direito e livre docente em Direito Público pela Universidade Gama Filho. É membro das Academias Fluminense, Niteroiense, Rio-Branquense de Letras e da Academia Brasileira de Letras da Magistratura.
Leia também: AMAERJ prestigia homenagem ao ministro Luiz Fux pelos 10 anos do CPC
AMAERJ abre venda de convites para Festa Junina na Sede Campestre
Foz do Iguaçu sediará o Congresso Brasileiro de Magistrados 2025 em outubro