Notícias | 14 de maio de 2013 15:54

Amaerj incentiva associados a receberem peregrinos da Jornada Mundial da Juventude

A Amaerj, desde o mês de Abril, está incentivando os associados a aderirem à Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013 (JMJ Rio 2013), que acontece entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro, e hospedarem peregrinos.

Dezesseis associados já aderiram à campanha da Associação. Com isso, mais de trinta jovens serão acolhidos pelos associados, que se disponibilizaram a hospedar os missionários da JMJ 2013. A Amaerj incentiva que todos recebam os peregrinos em casa, apenas oferecendo um lugar onde eles possam pernoitar, fazer a higiene pessoal e guardar os pertences.

O evento, organizado pela Igreja Católica, é o maior encontro de jovens religiosos do mundo. São esperados mais de dois milhões e meio de jovens e a grande maioria ainda não tem lugar para se hospedar.

 

JMJ_FOLDER_TORLONI

Celebridades também já aderiram à Jornada Mundial

 

Perfil do peregrino

O perfil do peregrino que será acolhido pode ser definido previamente. O associado escolhe se prefere receber homens ou mulheres, brasileiros ou estrangeiros, no caso de estrangeiros pode ser definida a nacionalidade, e também se deseja receber freiras e padres. Todos os jovens trazem colchão e saco de dormir. Sendo assim, mesmo que o associado não disponibilize de camas extras, pode ceder um espaço para que este peregrino durma.

Os peregrinos são todos cadastrados e o Comitê Organizador Local (Col) possui um protocolo de identificação de cada pessoa, com informações sobre o local de origem (país, estado e cidade), a paróquia e o sacerdote responsável, além das informações pessoais. A organização do evento não disponibiliza o endereço das residências aos jovens. Eles só serão informados sobre o local exato após chegarem à cidade e se apresentarem à organização do evento.

Como os peregrinos são direcionados às residências

Quando eles chegarem ao Rio de Janeiro serão encaminhados ao Centro de Referência. Neste local eles recebem um kit, com um cartão de transporte e alimentação, o mapa das atividades e também preenchem uma ficha de identificação completa. O representante da igreja responsável pelo jovem o acompanha até a residência e faz a apresentação do jovem à família acolhedora. Sendo assim, não existe risco de uma pessoa não cadastrada e sem vínculo com a igreja ser acolhida por engano.

O Col oferece todas as refeições ao peregrino, sendo assim, a família que hospeda não precisa se preocupar com a alimentação do hóspede. Todas as atividades da JMJ estão programadas entre 9h00 e 21h00. Os peregrinos deixam as residências às 8h00 e só retornam às 22h para dormir e fazer a higiene pessoal.

Como se cadastrar

Os associados que tiverem interesse em participar e acolher peregrinos podem entrar em contato com a Amaerj e obter mais informações. O colaborador Marcos Aguiar está apto a responder todas as dúvidas através do telefone (21) 3861-1124, (21) 8440-4295 ou do e-mail marcosaguiar@amaerj.org.br.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj