O desembargador Henrique Figueira participou, nesta quarta-feira (19), de sua última sessão de julgamento à frente do Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A sessão também marcou a despedida da juíza Daniela Bandeira como membro titular da Corte.
Presidente do TRE desde o fim de 2023, o desembargador Henrique Figueira conduziu as eleições municipais do ano passado. “Temos a função de garantir, fortalecer e desenvolver a democracia a cada dia, em cada julgamento e em cada eleição que organizamos e comandamos”, afirmou o magistrado.
Prestes a encerrar sua gestão, o desembargador anunciou que, na terça-feira (18), assinou com o prefeito Eduardo Paes o termo de cessão do Edifício Sulacap para o TRE-RJ. Localizado na Rua da Alfândega 41, em frente ao Palácio da Democracia, o prédio abrigará as unidades administrativas que ainda operam na antiga sede do Tribunal, na Avenida Presidente Wilson.
O magistrado recebeu os cumprimentos dos demais membros do Colegiado. O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Peterson Barroso Simão, elogiou a coragem e a capacidade de gestor do presidente Henrique Figueira. “Indeferir o registro de candidatos ligados ao crime organizado foi essencial para a sociedade”, ressaltou o desembargador Peterson.
Ao se despedir, a juíza Daniela Bandeira agradeceu aos servidores que atuaram no seu gabinete e na Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ), da qual foi diretora. “Saio com a sensação de dever cumprido e com o coração leve”, declarou a magistrada.
Posse
Os novos presidente e vice-presidente e corregedor do TRE-RJ serão empossados na próxima quarta-feira (26), às 17h, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no Fórum Central do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Leia também: Nota da AMAERJ em apoio à juíza Helenice Rangel Gonzaga Martins
COMAQ abre inscrições para preencher 60 vagas do Grupo de Sentença
Parte do Imposto de Renda pode ser destinado a fundos da infância e do idoso