Neste Carnaval, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) promove a campanha “Carnaval Legal é com Respeito”, de conscientização e combate à violência contra a mulher. Desde quarta-feira (26) até 9 de março, materiais de divulgação informativos e iniciativas na Marquês de Sapucaí e nos blocos de rua reforçam a segurança durante a folia.
O TJ-RJ organizou, também, a campanha “Paquera x Assédio”, que explica a diferença entre uma abordagem respeitosa e um comportamento criminoso. O Tribunal incentiva o uso do aplicativo Maria da Penha Virtual, que permite solicitar medidas protetivas de forma rápida e segura.
A campanha aborda, ainda, outros temas essenciais, como direitos do consumidor no Carnaval, proteção de crianças e adolescentes, funcionamento dos postos do Juizado Especial Cível nos aeroportos, combate ao preconceito e a celebração do Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março.
A iniciativa é uma realização da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM), da Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), da Assessoria Especial de Imprensa e do Departamento de Comunicação Interna do TJ.
Durante o Carnaval, o Tribunal ainda terá Plantão Judiciário ativo 24 horas por dia para atender a casos urgentes no Fórum Central. Atendimentos também serão feitos pelo Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos no Sambódromo.
Com informações do TJ-RJ
Leia também: Magistrados prestam homenagem à diretora do DEMOV, que se despede do TJ-RJ
Em comemoração ao Dia da Mulher, AMAERJ promoverá palestra sobre saúde feminina
Magistrados aposentados confraternizam em tradicional almoço no Fórum Central