Destaques da Home | 25 de fevereiro de 2025 18:11

Desembargadora Eunice Caldas toma posse para novo mandato como presidente da Abaterj

Juíza Paula Feteira Soares e desembargadores Eunice Caldas, Claudio Brandão e Katya Monnerat

O auditório da AMAERJ sediou, nesta terça-feira (25), a cerimônia de posse dos dirigentes da Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Abaterj). A desembargadora aposentada Eunice Ferreira Caldas foi reconduzida à Presidência da instituição para o biênio 2025-2026. A desembargadora Katya Monnerat, presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal da AMAERJ, representou a Associação no evento.

A desembargadora Eunice Caldas preside a Abaterj desde 2013. A magistrada começou a trabalhar no Judiciário fluminense em 1969, como escrevente, e atuou ainda como promotora de Justiça. Ingressou na Magistratura em 1988, foi promovida a desembargadora em 2006 e aposentou-se em 2012.

“A nossa Abaterj é o braço caridoso da Justiça do Estado do Rio de Janeiro. É mantida pelas doações de magistrados, serventuários da Justiça e associados colaboradores. São eles que permitem que realizemos todas as ações sociais que tanto ajudam aos menos afortunados”, afirmou a desembargadora Eunice Caldas.

A juíza Paula Feteira Soares, auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), representou o presidente Ricardo Couto na solenidade. “Queria parabenizar a desembargadora Eunice pela posse e por todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos. A Abaterj é extremamente importante, uma referência. A Presidência do Tribunal de Justiça vai continuar prestando todo o apoio para o desenvolvimento das atividades da Abaterj”, disse a juíza.

Também compôs a mesa de autoridades o desembargador Claudio Brandão, corregedor-geral da Justiça do Rio de Janeiro. Prestigiaram o evento magistrados e associados da Abaterj.

Cerimônia aconteceu no Auditório Desembargador Renato de Lemos Maneschy, da AMAERJ

Além da desembargadora Eunice Caldas, tomaram posse os dirigentes Maria do Carmo Badú de Carvalho (vice-presidente), Evandro Bendito da Silva (diretor geral), Janaína de Oliveira Francisco de Andrade (diretora adjunta), Adilson Azevedo de Brito (1º tesoureiro), Fernanda Cunha Ottero Gobetti (2ª tesoureira), Adriana Conceição Sampaio de Mello (1ª secretária) e Tatiana Lima Brandão (2ª secretária).

A Abaterj é uma associação filantrópica sem fins lucrativos criada em 1998, mantida por magistrados, serventuários e amigos do Tribunal do Rio. O objetivo é apoiar os funcionários do TJ-RJ, por meio de atividades sociais, além de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos associados, com benefícios, convênios e programas culturais.

A associação também presta assistência filantrópica a diversas instituições, obedecendo a cadastro previamente organizado dentro de critérios determinados pela diretoria. Os assistidos passam por uma triagem e, após aprovação, recebem assistência social e cesta básica.

Leia também: AMAERJ alerta para tentativa de golpe em pensionistas com o nome de juiz do TJ-RJ
Presidente Ricardo Couto designa magistrados para 13 comissões do TJ-RJ
Presidente Eunice Haddad prestigia homenagem do TRE a ministros e magistrados do Rio