Em noite repleta de recordações, o Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB) empossou ontem (16) os membros da nova diretoria, para o triênio 2013-2016. A cerimônia foi realizada no salão do Tribunal do Júri, no antigo Palácio da Justiça, e reuniu diversas autoridades. O presidente da Amaerj, Cláudio dell’Orto, integrou a mesa da cerimônia, que empossou os desembargadores Roberto Guimarães (Presidência), Nagib Slaibi Filho (1ª Vice-Presidência), Claudio Brandão de Oliveira (2ª Vice-Presidência) e Carlos Fernando Mathias de Souza (3ª Vice-Presidência).
Desembargador Bernadino Machado Leituga, ex-presidente do IMB, deu início à cerimônia de posse
A solenidade foi iniciada pelo desembargador Bernadino Machado Leituga, ex-presidente da Instituição, que agradeceu a presença de todos e falou com saudosismo sobre a criação e evolução da entidade ao longo de 33 anos. O magistrado lembrou durante o discurso da participação do desembargador Roberto Guimarães nesse processo. “Hoje esta casa está inteiramente estruturada. O Instituto está conectado via internet com o Brasil a fora e quiçá com alguns lugares do mundo. E vossa excelência (Roberto Guimarães), que vem desde 1994 nessa mesma administração, também é responsável por isso”, declarou Bernardino.
Em discurso de posse, desembargador Roberto Guimarães falou sobre a gestão para o triênio 2013-2016
O desembargador Roberto Guimarães, que ocupou anteriormente diversas funções no Instituto antes de assumir a presidência da entidade, iniciou o discurso falando sobre os conceitos que exprimem a finalidade do IMB e como pretende desenvolver a sua gestão. “Precisamente, esta é a marca que desejo imprimir ao Instituto dos Magistrados do Brasil nessa nova trajetória que ora se inicia: a marca da democracia. Seja nas tomadas de decisões quanto aos rumos, trabalhos, providências e condutas a serem tomadas e empreendidas pelo Instituto; seja na efetiva integração das Regionais Estaduais espalhadas por todo o território nacional; seja na interação com as associações e os institutos coirmãos, dentro e fora dos limites da magistratura; seja no colóquio franco e produtivo com os mais diversos segmentos da moderna mídia”, destacou o presidente.
Dell´Orto falou sobre a importância do Instituto para o momento atual da magistratura brasileira
O presidente da Amaerj, Cláudio dell´Orto, saudou o novo presidente da casa e destacou a importância do Instituto na atual situação da magistratura brasileira.“Vivemos um momento muito difícil onde o planejamento estratégico não pode ser deixado de lado e é através do pensamento dos Sres. e Sras., que integram esse Instituto e que podem contribuir para o desenvolvimento dessas ações institucionais, é que nós vamos avançar. E avançar significa certamente levar e colocar a magistratura no seu papel de poder de estado. Não é bater cartão de ponto, não é cumprir horas ou metas, é exercer em nome do povo brasileiro aqueles compromissos que estão na Constituição Federal e que são a essência da nossa atividade jurisdicional, em nome do povo e para o povo. Esse pensamento precisa se traduzir na eficácia e na qualificação da jurisdição. Eu creio que esse instituto, as associações e todos nós magistrados temos que ter esse espaço resgatado, e temos que dizer para a sociedade que os juízes brasileiros podem sim fazer desse pais de fato uma república democrática”, finalizou dell´Orto.
Também compuseram a mesa a desembargadora Nilza Bitar (3ª vice-presidente do TJ-RJ), representando a desembargadora Leila Mariano ( presidente do TJ-RJ) e o desembargador Nelson Calandra (Presidente da AMB). Entre outras autoridades estiveram presentes no evento os desembargadores Siro Darlan, Roberto Felinto, Marcelo Buhatem, Newton Paulo Azeredo, João Ziraldo Maia ( Presidente da 1ª Seção Regional de Niterói); a juíza Renata Gil (vice-presidente de Direitos Humanos da AMB); os juízes Eduardo Klausner, Antonio Alves Cardoso Junior ( Presidente da 9ª Seção Regional da Amaerj) e representantes da OAB-RJ, Marinha do Brasil, Secretaria Estadual de Defesa Civil, Fetranspor, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj