A campanha da Amaerj em apoio à Jornada Mundial da Juventude já está alcançando resultados. Dez associados já se disponibilizaram a hospedar peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), que acontece entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. As dúvidas mas frequentes dos associados são relativas à infraestrutura oferecida e recepção dos jovens.
A Amaerj está convidando todos os associados a participarem da JMJ Rio 2013. O evento, organizado pela Igreja Católica, é o maior encontro de jovens religiosos do mundo. São esperados mais de dois milhões e meio de jovens missionários e a grande maioria ainda não tem lugar para se hospedar. A Amaerj incentiva que os associados recebam estes peregrinos em casa, apenas oferecendo um lugar onde eles possam pernoitar, fazer a higiene pessoal e guardar os pertences.
O perfil do peregrino que será acolhido pode ser definido previamente. O associado escolhe se prefere receber homens ou mulheres, brasileiros ou estrangeiros, no caso de estrangeiros pode ser definida a nacionalidade, e também se deseja receber freiras e padres. Todos os jovens trazem colchão e saco de dormir, sendo assim, mesmo que o associado não disponibilize de camas extras pode ceder um espaço para que este peregrino durma.
Os peregrinos são todos cadastrados e o Comitê Organizador Local (Col) possui um protocolo de identificação de cada pessoa, com informações sobre o local de origem (país, estado e cidade), a paróquia e o sacerdote responsável, além das informações pessoais. A organização do evento não disponibiliza o endereço das residências aos jovens. Eles só são informados sobre o local exato após chegarem na cidade e se apresentarem à organização do evento.
Quando eles chegam ao Rio de Janeiro são encaminhados ao Centro de Referência. Neste local eles recebem um kit, com um cartão de transporte e alimentação, o mapa das atividades e também preenchem uma ficha de identificação completa. O responsável pelo jovem o acompanha até a residência e faz a apresentação do jovem à família acolhedora. Sendo assim, não existe risco de uma pessoa não cadastrada e sem vínculo com a igreja ser acolhida por engano.
O Col oferece todas as refeições ao peregrino, sendo assim, a família que hospeda não precisa se preocupar com a alimentação do hóspede. Todas as atividades da JMJ estão programadas entre 9h00 e 21h00. Os peregrinos deixam as residências às 8h00 e só retornam às 22h para dormir e fazer a higiene pessoal.
Os magistrados que tiverem interesse em participar e acolher peregrinos podem entrar em contato com a Amaerj e obter mais informações. O colaborador Marcos Aguiar está apto a responder todas as dúvidas através do telefone (21) 3861-1124, (21) 8440-4295 ou do e-mail marcosaguiar@amaerj.org.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj