Brasil | 11 de fevereiro de 2025 16:18

Recém-inaugurado, instituto idealizado pelo desembargador Antonio Cesar Siqueira já atende 210 pessoas

Desembargador Antonio Siqueira e a esposa, Maria Valéria Siqueira, na inauguração do Instituto Meia Lua | Foto: Divulgação

Criar oportunidades e integrar a comunidade. Foi pensando nisso que o desembargador aposentado Antonio Cesar Siqueira, presidente da AMAERJ no biênio 2010-2011, e sua esposa, a médica Maria Valéria Siqueira, inauguraram em janeiro o Instituto Meia Lua, na cidade de Volta Grande, que tem aproximadamente 5 mil habitantes. Em menos de um mês, o local já atende cerca de 210 pessoas da comunidade, localizada na Zona da Mata mineira.

“A inauguração foi ótima, super prestigiada, o prefeito da cidade esteve presente. A comunidade é muito participativa. Logo no dia seguinte já começaram as atividades. Hoje estamos com uma grade de atividades quase durante todo o tempo de funcionamento do instituto”, afirmou o desembargador. O evento inaugural do espaço contou com a apresentação do Coral Volgran, sediado na cidade.

Apenas nas aulas de informática, já há 60 alunos, divididos em cinco turmas. O local também oferece reforço escolar de manhã e de tarde para crianças e adolescentes, aulas de capoeira, balé, francês, artesanato, crochê, macramê, culinária, fisioterapia em grupo, podologia, assistência social e assistência jurídica. Aulas de corte e costura serão oferecidas a partir do próximo mês.

“Em apenas 20 dias de funcionamento, temos esse resultado extraordinário”, comemorou Antonio Siqueira. “O objetivo está sendo atingido. Os mais jovens terão mais possibilidades de inclusão no mercado de trabalho, qualidade de vida, e também dar oportunidade para as mães de família complementarem a renda familiar através dessas atividades de produção. Estamos muito felizes, está dando muito certo. Vamos precisar de muita ajuda porque a manutenção de todas essas atividades tem um custo alto”, disse.

Crianças na aula de balé no Instituto Meia Lua. | Foto: Divulgação

As instalações contam com ambientes climatizados, uma biblioteca, impressoras, computadores de última geração, wi-fi e câmeras de segurança. Uma horta comunitária está sendo construída na área externa.

O contato com o instituto pode ser feito pelo e-mail institutomeialua@hotmail.com e no Instagram, onde também será possível acompanhar o andamento das atividades.

Aula de crochê e macramê no instituto | Foto: Divulgação

Leia também: Presidente Ricardo Couto anuncia integrantes de comissões do TJ
Presidente da AMAERJ acompanha posse de novos conselheiros do CNJ
Desembargadores do TJ-RJ participarão do encontro ‘Justiça de Família Multiportas’