Justiça Eleitoral | 05 de fevereiro de 2025 15:02

TRE-RJ vai inaugurar retratos de três desembargadores na Galeria de Presidentes em março

Desembargadores Cláudio Dell’Orto, Elton Leme e João Ziraldo Maia

Os desembargadores Cláudio Dell’Orto, Elton Leme e João Ziraldo Maia terão seus retratos inaugurados na Galeria de Presidentes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A homenagem acontecerá em 14 de março, no primeiro andar do Palácio da Democracia, no Centro do Rio.

Ex-presidente da AMAERJ, o desembargador Cláudio Dell’Orto comandou o TRE de março a dezembro de 2021. O sucessor, desembargador Elton Leme, presidiu a Corte Eleitoral do Estado de dezembro de 2021 a março de 2023. O desembargador João Ziraldo Maia esteve à frente do Tribunal de março a dezembro de 2023.

A solenidade de inauguração dos retratos fará parte da programação especial que o TRE-RJ organiza para celebrar seus 50 anos. A Corte foi instituída cinco dias após a fusão dos antigos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro.

O presidente do TRE-RJ, o desembargador Henrique Figueira, exalta a data histórica como um marco que reforça as conquistas da democracia e da Justiça Eleitoral.

“As contribuições da Justiça Eleitoral para a promoção da cidadania e para o aperfeiçoamento da democracia são constantes. Essa inquietação levou ao desenvolvimento das urnas eletrônicas, sustando qualquer possibilidade de fraude no exercício do voto. Também foi responsável pela implementação do voto com identificação biométrica e, recentemente, nos levou a inaugurar o Palácio da Democracia, oferecendo a servidoras e servidores do TRE-RJ uma sede à altura da importância dos desafios institucionais”, afirmou.

As comemorações dos 50 anos do TRE-RJ terão início em 21 de fevereiro, com a entrega da Medalha do Mérito Eleitoral. Serão condecorados quatro ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nove magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), além de autoridades de outros Poderes, servidores da Justiça Eleitoral e profissionais de comunicação.

No dia 18 de março, será aberta uma exposição de fotografias de momentos históricos do TRE, da Justiça Eleitoral e da democracia. Também haverá o lançamento do livro que relembrará a origem da Corte e contará momentos marcantes da trajetória de seus 50 anos de existência.

Servidores ativos e aposentados serão homenageados em 19 de março. No dia seguinte, 20 de março, data que marca o aniversário de fundação do TRE-RJ, será realizada uma edição especial do seminário “Memória Popular: Histórias e personagens inesquecíveis das eleições no Rio”.

Leia também: Jornal ‘O Globo’ publica entrevista com o presidente eleito do Tribunal
Presidente da AMAERJ participa da instalação da Vara de Família e Infância de Saquarema
Sede Campestre da AMAERJ abre lista de espera para Carnaval após esgotar hospedagens