O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) apresentou, nesta terça-feira (4), o projeto de revitalização do Museu da Justiça, localizado na Rua Dom Manuel, nº 29, no Centro do Rio. O prédio contará com novas salas, exposições, identidade visual e presença on-line. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e magistrados do TJ-RJ prestigiaram a solenidade.
O presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, destacou o “acervo valoroso” do Museu da Justiça e elogiou a equipe que trabalhará em sua revitalização. Para ele, a meta do projeto é torná-lo mais conhecido e visitado.
“Eu sempre vi esse prédio e o achei lindo, e me chamava a atenção o pouco movimento que o Museu tinha. Quero um Museu que as pessoas queiram visitar. Que as crianças, os jovens, os leigos possam interagir”, declarou o desembargador.
Presidente do Conselho Gestor do Museu do Tribunal de Justiça, a desembargadora Renata França contou sobre os propósitos do projeto de revitalização.
“Nosso Museu será, no Brasil, pioneiro no tema da Justiça, e o primeiro a contar de forma atrativa, interativa e acessível a sua história. Nosso maior objetivo é aproximar a sociedade da nossa área de atuação, para que um tema tão árido como pode ser o Direito e o Judiciário seja melhor e mais facilmente compreendido, demonstrando também como a nossa atuação pode estar intimamente ligada ao dia a dia dos cidadãos”, explicou a desembargadora.
A reformulação será financiada por recursos advindos da Lei de Incentivo à Cultura, e tem previsão de ser finalizada durante a próxima gestão do Tribunal.
A 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), deputada Tia Ju, participou do evento. Entre os magistrados presentes estavam os desembargadores Suely Lopes Magalhães, atual 2ª vice-presidente e 1ª vice-presidente eleita do TJ-RJ; Maria Isabel Paes Gonçalves, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (COMAQ); e Ricardo Alberto Pereira, 1º vice-presidente da AMAERJ.
Assista abaixo ao vídeo de apresentação:
Leia também: Presidente da AMAERJ participa da instalação da Vara de Família e Infância de Saquarema
Homenagem ao presidente do TJ-RJ reúne juíza Eunice Haddad e representantes dos três Poderes
Jornal ‘O Globo’ publica entrevista com o presidente eleito do Tribunal