AMAERJ | 03 de fevereiro de 2025 22:51

Homenagem ao presidente do TJ-RJ reúne juíza Eunice Haddad e representantes dos três Poderes

Presidentes Ricardo Cardozo (TJ-RJ) e Eunice Haddad (AMAERJ), presidente eleito Ricardo Couto (TJ-RJ) e prefeito Eduardo Paes

O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que deixará a Presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) após dois anos, foi homenageado na noite desta segunda-feira (3), no Palácio da Cidade, em Botafogo (Zona Sul do Rio). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e magistrados do TJ-RJ prestigiaram o evento, que reuniu autoridades dos três Poderes.

Entre os magistrados presentes estiveram integrantes da atual e da futura Administração do Tribunal – os desembargadores Ricardo Couto (presidente eleito), Caetano da Fonseca Costa (1º vice-presidente), Suely Lopes Magalhães (2ª vice-presidente e 1ª vice-presidente eleita), Maria Angélica Guedes (2ª vice-presidente eleita), José Carlos Maldonado (3º vice-presidente) e Heleno Pereira Nunes (3º vice-presidente eleito).

Participaram do encontro os prefeitos Eduardo Paes (Rio de Janeiro) e Rodrigo Neves (Niterói); o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), desembargador Guilherme Calmon; o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira; a 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), deputada Tia Ju; o presidente da Câmara Municipal do Rio, vereador Carlo Caiado; e familiares do homenageado.

O prefeito Eduardo Paes elogiou o desembargador Ricardo Cardozo e lhe presenteou com a chave da cidade do Rio. “É inviável se governar bem se as instituições não tiverem um perfil de colaboração. Não teve uma vez que eu tenha ligado para o doutor Ricardo, representando o cidadão carioca, e que eu não tenha tido imediatamente um retorno para encontrar soluções. O doutor Ricardo foi, ao longo desses anos, sempre solícito, gentil, educado, dando caminho para resolver os problemas. Por isso que estamos aqui o homenageando para agradecer, em nome da população carioca, por tudo o que fez. Receba o nosso carinho e agradecimento”, disse o prefeito do Rio.

O prefeito Rodrigo Neves também ressaltou a gestão do conterrâneo desembargador Ricardo Cardozo. “O Ricardo tem uma longa trajetória na Magistratura e chegou à Presidência a partir do reconhecimento de seus pares, por sua seriedade e sobriedade. O Ricardo tem a clareza das funções do Estado e conduziu o Tribunal com muita maestria e êxito, reconhecido pela sociedade fluminense”, afirmou.

Magistrado desde 1988, o desembargador Ricardo Cardozo preside o TJ-RJ desde 2023. Ao discursar, o magistrado agradeceu a homenagem.

“Esses dois anos, para mim, foram muito gratos. Tentei passar uma imagem mais humana nas relações entre Poderes e nas relações internas. Isso para mim era muito importante, mostrar que nós somos iguais. Por isso, fico muito honrado e alegre quando recebo essa homenagem. Chegar ao final do mandato e as pessoas reconhecerem alguma coisa significa que talvez tenha conseguido passar aquilo que queria. Tentei mostrar que os Poderes podem conviver harmoniosamente, com transparência. Estou deixando a Presidência leve”, ressaltou o presidente.

Leia também: Desembargador Ricardo Cardozo se despede da Presidência no Órgão Especial
Jornal ‘O Globo’ publica entrevista com o presidente eleito do Tribunal
Inscrições abertas para o plantão do Carnaval no Sambódromo