O programa Juristur/Conhecendo o Judiciário, da Amaerj, recebeu, ontem e hoje (8 e 9), a visita de 10 alunos de Direito da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), de São Gonçalo. Os estudantes foram recepcionados pelos juízes Joel Pereira dos Santos, coordenador do programa, e Luiz Henrique Oliveira Marques, da 1ª Vara de Registro Público da Capital.
Magistrados trocam experiências com os universitários de diversos períodos da Universo
O magistrado Joel Pereira explicou o funcionamento da Justiça fluminense e tirou dúvidas dos estudantes. O juiz Luiz Henrique relembrou casos que julgou e contou um pouco sobre o projeto “Pai Presente”, idealizado pelo CNJ e coordenado por ele no Rio de Janeiro. “O ‘Pai Presente’ busca assegurar o reconhecimento espontâneo da paternidade. Mães, pais e filhos são informados e orientados da importância e da facilidade de realizar o registro civil, mesmo que tardiamente. Esse é um projeto que se aproxima do cidadão”, disse.
No primeiro dia, os estudantes conheceram o antigo Palácio da Justiça, conduzidos pela educadora Teresinha Sousa, do Museu da Justiça. O grupo também visitou o Órgão Especial, o Tribunal Pleno e o Tribunal do Júri.
Estudantes se encontraram com o presidente da Amaerj e com o desembargador Renato Simoni
No segundo dia, os estudantes tiveram a oportunidade de ver a exposição “Crime e Castigo” na Biblioteca do TJ-RJ. Os alunos ainda passaram por uma Câmara Criminal e uma Câmara Cível. No fim da visita, toda a turma levou exemplares da revista Fórum, publicação trimestral da Amaerj, do Amaerj Notícias e do audiobook Shalom Salam, do desembargador Wagner Cinelli.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj