O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, se despediu do comando do Órgão Especial, na sessão desta segunda-feira (3). Ao discursar no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, o magistrado agradeceu aos colegas pelo apoio à Presidência no biênio 2023-2024.
“Chegou o momento deste presidente se despedir de vossas excelências. Quero agradecer a cada um dos senhores pela dedicação e pelo trabalho. Essa Presidência não conseguiria chegar a esse momento sem contar com o apoio irrestrito de todos. Foram dois anos de paz e harmonia, e é muito bom trabalhar assim, é muito confortável. Tenho absoluta certeza de que o desembargador Ricardo Couto vai conseguir, no próximo biênio, manter esse clima amistoso, harmonioso, fraterno e colaborativo”, afirmou.
O presidente apresentou os números do trabalho realizado pelo Órgão Especial e pelo Tribunal Pleno nos últimos dois anos.
“Nossa atuação foi muito proveitosa. Realizamos 85 sessões de julgamento presenciais, com 717 processos julgados. Foram realizadas 87 sessões de julgamento virtuais, com 4.587 processos julgados. Foram aprovadas 72 resoluções e oito anteprojetos de lei em sessões do Órgão Especial. E foram promovidos 26 juízes ao cargo de desembargador. Quanto ao Pleno, foram realizadas oito sessões e editadas quatro resoluções.”
Antes da Presidência do Tribunal, o desembargador Ricardo Cardozo exerceu os cargos de corregedor-geral da Justiça, diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ) e presidente da COMAQ (Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais). O magistrado disse que, a partir de agora, poderá dedicar mais tempo à família.
“Sigo para uma nova fase como julgador, com mais tempo para dedicar à minha família, já que estive tanto tempo afastado dela, e sabemos o quanto a família sofre com nossa ausência. Agora é uma nova fase, e que o novo colegiado seja bem-vindo. Muito obrigado, de coração, por tudo o que contribuíram comigo para o sucesso do nosso Poder Judiciário fluminense. Obrigado a todos!”, agradeceu.
A cerimônia de posse da nova Administração acontecerá na sexta-feira (7), às 17h.
Leia também: Presidente do TJ-RJ elogia atuação colaborativa e independente da AMAERJ durante a gestão
Jornal ‘O Globo’ publica entrevista com o presidente eleito do Tribunal
Inscrições abertas para o plantão do Carnaval no Sambódromo